IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ações do Pão de Açúcar despencam 70%; o que aconteceu, e o que fazer?

Ações do grupo Pão de Açúcar (GPA) operaram em grande baixa nesta segunda-feira (1º/3) - Getty Images
Ações do grupo Pão de Açúcar (GPA) operaram em grande baixa nesta segunda-feira (1º/3) Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/03/2021 16h20

Investidores do grupo Pão de Açúcar (PCAR3) enfrentam dia agitado nesta segunda-feira (1º). As ações da empresa chegaram a despencar mais de 70%. Por volta das 15h45, o tombo era de 66% (siga a cotação atualizada aqui).

O que aconteceu com as ações? Quem tem deve vender, manter ou comprar? E quem não tem, deve entrar no negócio? Veja o que analistas dizem.

O que houve de diferente é que as ações da rede de supermercados Assaí (ASAI3), que estavam juntas do Pão de Açúcar, foram separadas e agora são negociadas à parte na B3 (Bolsa de Valores).

Enquanto as ações do Pão de Açúcar derretiam, os papéis da Sendas, nova controladora do Assaí, chegaram a valorizar mais de 400%.

Separação foi aprovada no ano passado

A separação das duas empresas na Bolsa foi aprovada no dia 31 de dezembro de 2020 e concluída nesta segunda-feira, com o início da negociação.

Investidores que já possuíam ações do Pão de Açúcar receberam a mesma quantidade de papéis da rede Assaí. Ou seja, aqueles que possuíam 10 ações PCAR3 na sexta-feira (26), começaram esta semana com 10 ações PCAR3 e 10 ações ASAI3.

Reação era esperada pelo mercado

A queda de uma das ações e o ganho da outra já era um movimento esperado pelo mercado. De acordo com o analista Felipe Azevedo, sócio da Renova Invest, a cisão entre as duas empresas foi uma estratégia de negócio para aumentar a capilaridade da rede Assaí. Isto é, a abrangência que o negócio tem dentro do mercado.

"Um dos objetivos do grupo é aumentar 78 novas lojas do Assaí até ano que vem. Hoje, mais de 60% da população compra via atacarejo, por isso essa decisão de separar as ações", explica.

Danniela Eiger, analista de investimentos da XP, acrescenta que o antigo valor das ações PCAR3 incluía a soma das duas empresas, por isso a cisão pode ser uma maneira de mostrar ao mercado que existe valor distribuído entre os dois papéis.

Expectativa para as ações do Pão de Açúcar

Os analistas ressaltam que, para aqueles que já possuíam ações do Pão de Açúcar, a queda não foi monstruosa como parece, e o resultado no fim das contas é positivo.

Os antigos investidores possuem agora ações das duas empresas. Portanto, devem somar estes valores antes de avaliar o ganho ou perda real da variação.

Na última sexta-feira (26), as ações do Pão de Açúcar fecharam com valor de R$ 88,00, de acordo com Azevedo. Nesta segunda (1º), até a publicação desta reportagem, a soma das ações PCAR3 com as do Assaí é de R$ 93,8, resultando em um saldo positivo.

Compra de ações é recomendada

Considerando este cenário, ambos os analistas recomendam a compra de ações das empresas, que a partir desta semana será feita de modo individual (papéis do Pão de Açúcar e do Assaí vendidos separadamente).

"Estamos bastante otimistas com a perspectiva das duas companhias e com o setor de supermercados, por isso, aconselhamos a compra. É positivo para investidor ter os dois nomes na carteira", recomenda a analista Eiger.

Para aqueles que preferem escolher entre investir ou no Pão de Açúcar ou no Assaí, Azevedo prefere recomendar as ações PCAR3. "O Pão de Açúcar é um negócio mais sólido e mais representativo. Suas ações seguem fortes há mais tempo e estão à frente do mercado, junto com todo seguimento de varejo desta área", diz.

Ainda assim, no curto prazo, ele afirma que as ações do Assaí devem valorizar mais que as do companheiro do grupo. "O importante é que aquele cliente que possuir os dois papéis estará no ganho. Ao somar os dois ativos, este movimento já está sendo benéfico", conclui.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.