IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aumento da gasolina, greve e mais 3 temas que podem afetar o mercado

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/03/2021 08h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, 5 assuntos que podem impactar a Bolsa hoje.

1) Aumento da gasolina

A Petrobras (PETR4) anunciou ontem (1º) que o preço da gasolina e do diesel irá aumentar 5% a partir de hoje (2).

Na última semana, notícias sobre reajustes no preço fizeram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitir o atual presidente da companhia Roberto Castello Branco —o que ainda não foi confirmado pelo conselho administrativo da empresa.

Ontem o mercado respondeu positivamente ao reajuste, mas, caso o governo adote novas medidas para interferir na política de preços da companhia, o humor pode mudar.

2) Greve dos caminhoneiros

Após o reajuste anunciado pela Petrobras, voltam os movimentos a favor de uma greve geral dos caminhoneiros.

Em fevereiro, a tentativa de greve foi fracassada, mas, com os recentes aumentos, líderes de sindicatos já começam a se mover para que a greve ocorra imediatamente.

Aos olhos do mercado, uma paralisação da categoria pode atrapalhar a atividade econômica do país, que já está frágil.

Por isso, os investidores devem ficar de olho neste assunto nos próximos dias.

3) Inflação aos empresários

O IBGE deve divulgar agora às 9h o IPP (Índice de Preços ao Produtor) no Brasil referente ao mês de janeiro.

O indicador mensura a mudança média dos preços de venda recebidos pelos produtores domésticos de bens e serviços, bem como sua evolução ao longo do tempo, sinalizando as tendências inflacionárias de curto prazo no país.

4) Inflação da zona do euro

O mercado deve refletir o dado da inflação da zona do euro, que será divulgada hoje (2). O indicador ajuda os investidores a criar projeções para a atividade econômica da região.

Isso pode causar movimentações nas Bolsas da Europa, e o movimento pode se refletir no mercado brasileiro.

5) Resultados trimestrais

Os resultados do quarto trimestre de 2020 ainda estão sendo divulgados pelas empresas com ações na Bolsa.

Hoje, é a vez de a Via Varejo (VVAR3) e da Eternit (ETER3) divulgarem seus balanços após as 18h. A Bolsa ainda pode refletir os resultados de PetroRio (PRIO3), Copasa (CSMG3) e PagueMenos (PGMN3) que foram feitos ontem (1º) após o fechamento do mercado.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.