IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações de bancos e lojas foram as mais movimentadas nas indicações do mês

Márcio Anaya

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/03/2021 04h00

Ações de bancos e de empresas de comércio tiveram grande movimentação nas carteiras recomendadas por analistas para este mês, segundo acompanhamento feito pelo UOL Economia+. No segmento bancário, houve duas inclusões e cinco substituições de papéis no período. Entre as cadeias de lojas, três estrearam na lista geral de indicações e três foram excluídas.

  • Conheça o UOL Economia+, serviço completo de orientação financeira do UOL para assinantes.

Confira a seguir os detalhes das mudanças feitas nesses segmentos pelas oito instituições monitoradas pelo UOL Economia+:

Itaú PN deixa três portfólios

As ações preferenciais (PNs) do Itaú lideram as substituições feitas no setor de bancos, tendo deixado três carteiras recomendadas para março: da Ágora Investimentos, do BTG Pactual e da Guide.

As outras exclusões no segmento foram dos papéis do Bradesco (PNs), pela Mirae Asset Corretora, e do Banco do Brasil (ordinários - ONs), retirados pela Necton Investimentos.

Do lado das estreias, as units (cesta de ações) do Banco BTG Pactual ingressaram na seleção feita pela Guide e as do Banco Inter foram incorporadas ao portfólio da Mirae.

"O BTG Pactual segue apresentando bons resultados, mesmo em meio a um cenário de impactos econômicos da covid-19 em 2021", diz a Guide, em relatório. "No segmento de crédito, a carteira do segmento corporate [empresas] mantém a boa performance, com risco de crédito reduzido e melhora nos spreads bancários [diferença entre os juros que os bancos pagam a quem investe e o quanto cobram pelo empréstimo]."

A corretora acredita ainda que a expansão do BTG para o segmento digital deve continuar resultando em maior alavancagem das operações, com expansão do portfólio de produtos, atingindo setores ainda pouco explorados.

Sobre o Inter, a Mirae destaca que a instituição encerrou 2020 com R$ 44 bilhões em ativos sob custódia, um crescimento anual equivalente a 136%. O banco alcançou ainda a marca de 1.200 clientes ativos na plataforma de investimentos no quarto trimestre do ano passado. Para a corretora, as receitas nesse intervalo mais do que compensaram o aumento das despesas —e o lucro líquido de R$ 22 milhões ficou "acima da expectativa".

Americanas faz duas estreias; Renner sai

As ações PN das Lojas Americanas foram incluídas pelo BTG Pactual e pela MyCap em suas carteiras recomendadas para este mês.

De acordo com relatório do BTG, a escolha deriva de uma combinação de fatores. "Acreditamos que suas operações de B&M (varejo físico) resilientes irão se recuperar gradualmente e esperamos que a combinação potencial da LAME [Lojas Americanas] e B2W [braço digital do grupo] destaque a operação multicanal da LAME e ajude em uma reavaliação da ação", diz a corretora.

No dia 19 de fevereiro, as Lojas Americanas e a B2W comunicaram estudos para avaliar uma potencial combinação de seus negócios, com o objetivo de "maximizar a experiência do cliente em uma nova jornada de criação de valor".

O anúncio da operação, diz a MyCap, motivou a escolha pelas ações da Americanas. A instituição ressalta os ganhos operacionais com o negócio e enxerga "elevado potencial de valorização" dos papéis, por estarem descontados em relação a seus pares setoriais.

Em outro segmento do varejo, ligado à construção civil, as ações das Lojas Quero-Quero fizeram sua estreia na carteira escolhida pela BB Investimentos para este mês. Em relatório, a instituição afirma que este ramo de negócio se mostrou bastante resiliente ao longo de 2020 e deve se favorecer de medidas governamentais para o combate à nova onda de covid-19. Para a corretora, "quanto mais gente em casa, maior tem sido a demanda do setor".

Entre as varejistas que integram a lista geral de substituições em março estão as Lojas Renner —excluída pela Guide e pela Necton Investimentos— e o Magazine Luiza, que deixou a relação elaborada pela MyCap.

Carteiras recomendadas têm 24 mudanças

Houve um total de 24 mudanças nas carteiras de ações monitoradas pelo UOL Economia+ em março, frente ao mês passado. O acompanhamento abrangeu oito instituições.

A corretora que mais alterou seu portfólio no período foi a MyCap, com cinco trocas de papéis, seguida pela BB Investimentos e pela Guide, com quatro.

A Ágora Investimentos promoveu três substituições e as demais, BTG Pactual, Mirae Asset Corretora, Necton Investimentos e Planner, realizaram duas mudanças.

Confira aqui outros destaques e as carteiras completas recomendadas para março. Os códigos e preços das ações podem ser conferidos na página de cotações do UOL Economia.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.