IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia das regiões e mais 3 temas que afetam o mercado

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/03/2021 08h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro assuntos que devem afetar o mercado hoje (5).

1) Economia regional

O Banco Central divulga daqui a pouco, às 9h30, o Boletim Regional. A publicação é trimestral e apresenta as condições da economia por regiões do país e por alguns estados. O balanço mostra indicadores, como produção, vendas, emprego, preços, comércio exterior, entre outros.

Esses dados influenciam as decisões de política monetária —ou seja, decisões que afetam a sua capacidade de compra— e, por isso, devem ter algum efeito no mercado.

2) Trabalho e renda nos EUA

Hoje, os EUA divulgam o indicador mais aguardado pelo mercado financeiro internacional: o relatório de empregos, conhecido como "Payroll".

O relatório mostra dados dos empregos dos setores agrícola e não agrícola no país, o que permite que os investidores identifiquem como anda a economia norte-americana e a capacidade de compra dos consumidores por lá.

Quanto maior o número de empregados, maior é o aquecimento da economia.

3) Produção industrial

O IBGE divulgará às 9h os dados da produção da indústria no Brasil. O indicador ajuda os investidores a entender como anda um dos setores que ainda tem boa representatividade no PIB, que é a indústria. Os dados podem afetar a Bolsa porque estão relacionados à confiança do setor.

4) Resultados

Hoje é a vez de a Natura (NTCO3) divulgar os seus resultados de 2020, e as ações das empresas do setor de cosméticos podem sentir essa divulgação.

Além disso, as empresas que divulgaram seus balanços ontem (4), depois do fechamento do mercado, devem influenciar nos negócios da Bolsa hoje. São elas: Lojas Americanas (LAME4), B2W (BTOW3), Arezzo (ARZZ3) e Iguatemi (IGTA3).

Fique de Olho

A casa de análise Recomenda Acões traz para o Fique de Olho de hoje a B3 (B3SA3). As ações da empresa caíram bastante nos últimos dias, deixando o papel em uma região confortável para os compradores e abaixo do preço justo de mercado.

A expectativa de arrecadação da companhia ajuda a puxar o preço justo ainda mais para cima. Além disso, a empresa é uma boa pagadora de dividendos. Por isso, os analistas da Recomenda Ações avaliam que os investidores devem deixar a B3 no radar, principalmente para investimentos de longo prazo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.