IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Como trocar um fundo imobiliário por outro tipo de aplicação?

Do UOL, em São Paulo

28/03/2021 04h00

Você tem investimentos em fundos imobiliários, mas está perdendo dinheiro e, por isso, quer trocar por outro tipo de aplicação. Isso é possível? Como fazer? O assunto foi abordado no Papo com Especialista, programa semanal ao vivo do UOL Economia+.

No programa, o economista César Esperandio dá dicas do que fazer, antes de tomar a decisão de sair de um fundo imobiliário. Ele mostra também plataformas gratuitas nas quais você pode sempre consultar antes de escolher por este ou aquele investimento.

Veja o vídeo e confira a resposta em detalhes. A live já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30 na página inicial do UOL e do UOL Economia+.

Pense em diversificar os investimentos em fundos

Segundo o economista, se o investidor quiser trocar as cotas de um fundo imobiliário por outro tipo de aplicação, só existe um caminho: vender o ativo. Antes, afirma Esperando, o investidor pode entrar em contato com a administradora do fundo para entender os motivos da queda: é possível que exista um plano para a recuperação.

"Se a estratégia não está alinhada aos seus objetivos, o jeito é vender a cota do seu fundo no mercado. Aí, você está sujeita a precificação do momento. Por isso, é importante sempre diversificar, tanto com fundos diferentes, como com classes de ativos diferentes", explica o economista.

Outro ponto, afirma, é ter paciência com os investimentos. Pode haver perspectiva de valorização se o investidor esperar. "Pense bem se você quer sair, vender e investir em outra coisa, porque isso pode significar assumir um prejuízo que não seria necessário se você tivesse paciência", aconselha.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar a newsletter, você recebe de graça e semanalmente uma dica resumida sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro (abra este link, procure o título "UOL Economia+" e clique em "Cadastrar").

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.