PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Dança das cadeiras no governo e outros 4 temas que podem afetar a Bolsa

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/03/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco temas que podem afetar a Bolsa nesta terça-feira (30) e uma empresa para você ficar de olho.

1) Dança das cadeiras - A segunda-feira (29) foi movimentada no Palácio do Planalto. Após muita pressão do Congresso, o embaixador Ernesto Araújo entregou o cargo ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Mais tarde, foi a vez do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. Ele anunciou sua saída do cargo que ocupa desde 2018, ainda no governo de transição do presidente Jair Bolsonaro.

Logo após o fechamento do mercado, foi a vez de José Levi, chefe da Advocacia-Geral da União. Ele pediu demissão a Bolsonaro e, com isso, o atual ministro da Justiça, André Mendonça, é cogitado para deixar o ministério para assumir a AGU.

O troca-troca de cadeiras pode movimentar o mercado nesta terça-feira (30).

2) Inflação do aluguel - O IGP-M, indicador de inflação utilizado no reajuste de aluguéis, será divulgado hoje pela FGV.

O dado pode ser usado para medir o aquecimento do setor imobiliário e também ajuda a prever a atividade da economia brasileira, uma vez que afeta diretamente o poder de compra da população.

3) Incerteza do Brasil - A FGV também divulgará o índice de incerteza da economia brasileira, que utiliza as informações dos principais jornais do país e as expectativas do mercado para a economia mundial para medir o nível de incerteza no Brasil.

O indicador pode movimentar o mercado, pois a falta de confiança na economia brasileira faz com que os investimentos diminuam, e isso afeta o crescimento e desenvolvimento de novos negócios.

4) Confiança nos EUA - O índice de confiança do consumidor norte-americano divulgado pela Conference Board, agência internacional focada em estudos e indicadores econômicos, mostra ao mercado as expectativas do consumidor dos EUA para assumir novos gastos.

O número ajuda o mercado a entender a capacidade de compra da população.

5) Resultados - Após o fechamento do mercado, três empresas devem divulgar seus resultados do quarto trimestre de 2020: Qualicorp (QUAL3), Banco BMG (BMGB4), Centauro (CNTO3).

A expectativa pela publicação pode trazer movimentação a essas ações hoje.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje a companhia BB Seguridade (BBSE3). O setor financeiro e o de seguros são os que se favorecem com a alta da taxa de juros básica, a Selic, principalmente no curto prazo.

Após a divulgação do resultado trimestral, a companhia pulou na frente dos seus concorrentes, além de atribuir lucros mais consistentes e maior pagamento de dividendos.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE