IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dança das cadeiras no governo e outros 4 temas que podem afetar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/03/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco temas que podem afetar a Bolsa nesta terça-feira (30) e uma empresa para você ficar de olho.

1) Dança das cadeiras - A segunda-feira (29) foi movimentada no Palácio do Planalto. Após muita pressão do Congresso, o embaixador Ernesto Araújo entregou o cargo ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Mais tarde, foi a vez do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. Ele anunciou sua saída do cargo que ocupa desde 2018, ainda no governo de transição do presidente Jair Bolsonaro.

Logo após o fechamento do mercado, foi a vez de José Levi, chefe da Advocacia-Geral da União. Ele pediu demissão a Bolsonaro e, com isso, o atual ministro da Justiça, André Mendonça, é cogitado para deixar o ministério para assumir a AGU.

O troca-troca de cadeiras pode movimentar o mercado nesta terça-feira (30).

2) Inflação do aluguel - O IGP-M, indicador de inflação utilizado no reajuste de aluguéis, será divulgado hoje pela FGV.

O dado pode ser usado para medir o aquecimento do setor imobiliário e também ajuda a prever a atividade da economia brasileira, uma vez que afeta diretamente o poder de compra da população.

3) Incerteza do Brasil - A FGV também divulgará o índice de incerteza da economia brasileira, que utiliza as informações dos principais jornais do país e as expectativas do mercado para a economia mundial para medir o nível de incerteza no Brasil.

O indicador pode movimentar o mercado, pois a falta de confiança na economia brasileira faz com que os investimentos diminuam, e isso afeta o crescimento e desenvolvimento de novos negócios.

4) Confiança nos EUA - O índice de confiança do consumidor norte-americano divulgado pela Conference Board, agência internacional focada em estudos e indicadores econômicos, mostra ao mercado as expectativas do consumidor dos EUA para assumir novos gastos.

O número ajuda o mercado a entender a capacidade de compra da população.

5) Resultados - Após o fechamento do mercado, três empresas devem divulgar seus resultados do quarto trimestre de 2020: Qualicorp (QUAL3), Banco BMG (BMGB4), Centauro (CNTO3).

A expectativa pela publicação pode trazer movimentação a essas ações hoje.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje a companhia BB Seguridade (BBSE3). O setor financeiro e o de seguros são os que se favorecem com a alta da taxa de juros básica, a Selic, principalmente no curto prazo.

Após a divulgação do resultado trimestral, a companhia pulou na frente dos seus concorrentes, além de atribuir lucros mais consistentes e maior pagamento de dividendos.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.