PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Veja 4 temas que podem afetar a Bolsa e uma empresa para ficar de olho

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/04/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro temas que podem afetar a Bolsa nesta quarta-feira (14) e uma empresa que você deve ficar de olho hoje.

1) CPI da covid - Nesta quarta-feira (14), o Supremo Tribunal Federal (STF) deve se reunir para confirmar ou não a liminar do ministro Luís Roberto Barroso, que determinou a instalação de uma CPI para averiguar as ações do governo de combate à pandemia.

Caso seja confirmada pelos outros ministros do Supremo, o Senado fica obrigado a instaurar a CPI.

Este é um tema para ficar de olho não somente hoje, mas ao longo da semana, e pode mexer com os ânimos do mercado.

2) Novo presidente da Petrobras - O general Joaquim Silva e Luna foi aprovado pelo conselho de administração da Petrobras para assumir o posto de CEO da companhia. Ele foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para ocupar o lugar de Roberto Castello Branco.

É bom os investidores ficarem de olho nos próximos passos do executivo.

3) Vacinação nos EUA - Na última terça-feira (13), o mercado foi surpreendido com a informação de que a agência regulatória de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendaram a suspensão da distribuição da vacina fabricada pela Johnson & Johnson no país.

As agências estão verificando seis casos reportados de formação de coágulos em mulheres após a aplicação da vacina. Por isso, o CDC convocou para hoje uma reunião com o Comitê Consultivo em Práticas de Imunização (Acip).

A medida pode atrasar o cronograma de vacinação no país e fazer com que a economia demore mais do que o previsto para se recuperar.

Por isso, os investidores devem ficar de olho no assunto hoje.

4) Petróleo nos EUA - O relatório semanal dos estoques de petróleo dos EUA será divulgado hoje, às 11h30. Os investidores devem ficar de olho neste assunto, pois esse dado pode refletir diretamente no preço do petróleo no país, que é utilizado pela Petrobras como referência para a política de preços de comercialização do combustível pela companhia.

Fique de Olho

O Fique de Olho de hoje é do setor de comércio. Segundo dados divulgados na terça (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as vendas do setor subiram 0,6% em fevereiro de 2021, frente ao resultado de janeiro, quebrando uma sequência de queda de dois meses.

Uma das empresas favorecidas pelo aumento das vendas foi a Via Varejo (VVAR3), dona da Casas Bahia. Segundo os analistas da Recomenda Ações, a empresa é a mais descontada do setor —ou seja, ela está sendo negociada a um valor inferior ao que ela tem em caixa.

No ano passado, a companhia conseguiu lucro líquido de R$ 1 bilhão, mas o preço das suas ações ainda não reflete o dado positivo.

A empresa está no radar dos analistas e gestores porque pode ocorrer uma correção do preço das ações, garantindo uma oportunidade de valorização para os investidores.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.