IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CPI da covid-19, reforma tributária e mais 3 temas que podem afetar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/05/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco temas que podem afetar a Bolsa nesta terça-feira (04) e uma empresa para ficar de olho.

1) CPI da covid-19 - Começam nesta terça-feira (4) os trabalhos da CPI da covid-19, instalada pelo Senado para investigar as ações do governo para conter a pandemia. Segundo o Senado, hoje devem ser ouvidos os ex-ministros da Saúde Henrique Mandetta e Nelson Teich.

O início das investigações pode refletir na Bolsa hoje.

2) Reforma tributária - A assessoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator do texto da reforma tributária no Congresso, afirmou que o relatório da reforma deve ser lido nesta terça (4) na comissão mista que trata do assunto.

O projeto visa reformular a tributação no país, a fim de diminuir a carga sobre a população mais pobre, sem colocar em risco a arrecadação do governo.

Por isso, este tema pode causar repercussão no mercado hoje.

3) Resultados - A temporada de balanços referentes ao primeiro trimestre de 2021 continua, com mais quatro empresas publicando seus resultados hoje.

Após o fechamento do mercado, Assai (ASAI3), Iguatemi (IGTA3), Bradesco (BBDC4) e Minerva (BEEF3).

A expectativa pelos balanços pode afetar as ações dessas empresas e suas concorrentes.

4) Inflação ao produtor - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga hoje o indicador que mostra a variação de preços para produtores brasileiros em abril.

Como os produtores tendem a repassar essa variação para o consumidor, esse indicador permite traçar perspectivas da inflação, que tem grande papel na definição da taxa de juros do país.

5) Balança comercial nos EUA - Os EUA divulgam hoje o resultado da sua balança comercial no mês de março. Os dados mostram como estão a demanda por produtos e a capacidade de exportação da economia norte-americana.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje uma oportunidade no setor bancário.

Os analistas da casa estimam uma alta na taxa básica de juros, a Selic, em 0,50% nesta semana. Com a elevação, o setor bancário pode ficar ainda mais aquecido.

A companhia Santander (SANB11) apresentou lucro líquido recorde de R$ 4 bilhões no primeiro trimestre, o banco cria a expectativa de que as demais instituições financeiras também apresentem bons resultados.

Por isso, a casa indica que os investidores fiquem de olho nas ações do Bradesco (BBDC4), que também podem surpreender no balanço que será divulgado hoje.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.