IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Juros no Brasil e outros 4 assuntos que podem influenciar a Bolsa hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/05/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco assuntos que podem influenciar a Bolsa nesta quarta-feira (5) e uma empresa para colocar no radar.

1) Juros no Brasil - O Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, vai divulgar nesta quarta-feira (5) a nova taxa básica de juros da economia: a Selic.

A taxa de juros é o principal fator na tomada de decisão dos investidores, e a decisão da nova taxa pode movimentar a Bolsa e o dólar hoje.

Segundo o último boletim Focus, a perspectiva do mercado é que a Selic alcance os 5,5% até o final deste ano.

2) Depoimentos na CPI da covid - O ex-ministro da Saúde Nelson Teich prestará depoimento à CPI da covid nesta quarta-feira (5), a partir das 10h.

O depoimento de Teich estava previsto para ocorrer na terça-feira (4), mas teve de ser adiado devido ao grande número de perguntas dirigidas ao também ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, primeiro a ser ouvido pela CPI.

3) Produção industrial - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga hoje o índice de produção industrial. O indicador mostra o nível de produção do setor no mês de março.

O setor ainda tem grande impacto na economia brasileira e, por isso, o indicador pode mexer com a Bolsa nesta quarta-feira (5).

4) Resultados - O dia será agitado no cenário corporativo, com 12 empresas divulgando seus resultados referentes ao primeiro trimestre do ano.

Após o fechamento do mercado, divulgam os resultados as seguintes empresas: AES Brasil (AESB3), Lojas Quero-Quero (LJQQ3), Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), Taesa (TAEE11), Totvs (TOTS3), Ultrapar (UGPA3), Copel (CPLE6), Engie (EGIE3), TIM (TIMS3) e Braskem (BRKM5).

Antes da abertura da sessão na Bolsa, a Gerdau (GGBR4) divulga seu balanço e a Sinqia (SQIA3) não informou o horário, mas também divulga hoje o seu balanço.

5) Petróleo nos EUA - A quantidade de estoques de petróleo dos EUA será divulgada nesta quarta-feira (5), como acontece semanalmente. O balanço afeta diretamente o preço do produto.

A Petrobras (PETR4) segue a cotação do petróleo norte-americano, e isso pode trazer movimentação para as ações da empresa.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje a companhia Multiplan (MULT3), uma das maiores empresas de shoppings do país. Segundo os analistas, o preço das ações da companhia está próximo ao seu preço justo atual, ou seja, está no nível em que realmente vale.

Contudo, a reabertura do comércio e o retorno da população aos shoppings devem melhorar os fundamentos da companhia, trazendo possibilidade de aumento em seu preço justo para os próximos dois trimestres. Esse movimento pode representar uma oportunidade para os investidores de longo prazo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.