IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Depoimentos na CPI da covid e outros 4 temas que podem afetar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/05/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco assuntos que podem movimentar a Bolsa nesta quinta-feira (6) e uma empresa para colocar em seu radar.

1) CPI da covid-19 - As atividades da CPI da covid-19 continuam nesta quinta-feira (6). A CPI investiga as atitudes de combate à pandemia do governo.

Nesta semana, já passaram pela sabatina da comissão os ex-ministros da saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.

Nesta quinta-feira (6) é a vez de o atual titular da pasta, Marcelo Queiroga, dar seu depoimento à comissão. O diretor-presidente da Anvisa (Agência de Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, também irá depor.

Daqui a pouquinho, às 10h, o UOL vai entrevistar o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.

2) Taxa de juros - Na quarta (5), depois do fechamento do mercado, o Banco Central divulgou a nova taxa de juros do país. A Selic ficou em 3,5% ao ano.

Os investidores podem reagir à nota taxa na sessão de hoje da Bolsa.

3) Resultados - A temporada de balanços trimestrais deve continuar movimentando o mercado nesta quinta-feira (6), com a divulgação dos balanços de mais cinco empresas.

Antes da abertura da Bolsa, teremos os resultados de Ambev (ABVE3) e Azul (AZUL4).

Após o fechamento, é a vez de Camil (CAML3), JHSF (JHSF3) e Lojas Americanas (LAME3).

4) Zona do euro - O mercado deve responder também à publicação do relatório mensal sobre a economia da zona do euro, que deve ser publicado pelo BCE (Banco Central Europeu).

O relatório é a base para a tomada de decisão da taxa de juros e política monetária da região, e por isso os investidores devem se movimentar com as informações publicadas.

5) Desemprego nos EUA - O número de novos pedidos de seguro-desemprego nos EUA feitos na última semana será divulgado às 9h30.

O dado ajuda os investidores a identificar como está a retomada das contratações do país e a projetar o poder de compra da população.

Fique de Olho

E o Fique de Olho de hoje fica por conta do analista Lucas Claro, do BTG Pactual digital.

Segundo o analista, as ações da empresa Gerdau (GGBR4) passaram por um movimento de baixa no fim de abril e início de maio deste ano, voltando a se recuperar nesta última quarta-feira (5), após a publicação de seu resultado trimestral.

No balanço, a empresa informou aumento de 1.016% no lucro líquido do primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa passou de R$ 221 milhões de lucro líquido no primeiro trimestre de 2020 para R$ 2,471 bilhões agora.

Lucas Claro ainda destaca que a companhia é a preferida do setor, tanto pelo preço de sua ação atualmente, quanto pelos fundamentos que ela apresenta.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.