PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

4 assuntos que podem afetar a Bolsa, e uma ação para ficar de olho

Exclusivo para assinantes UOL

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/05/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro assuntos que podem movimentar a Bolsa nesta sexta-feira (14) e uma ação para ficar de olho.

1) Resultados - Mais 11 empresas liberam nesta sexta (14) os resultados do primeiro trimestre do ano, na reta final do período de divulgação dos balanços das empresas listadas na Bolsa.

Antes da abertura do mercado, as empresas Ser Educacional (SEER3) e Cogna (COGN3) divulgam seus resultados.

Logo depois do fechamento, é a vez das seguintes empresas: Enjoei (ENJU3), Priner (PRNR3), Portobello (PTBL3), Vivara (VIVA3), Cemig (CMIG4), CVC (CVCB3), Cosan (CSAN3), Orizon (ORVR3), BR Malls (BRML3).

Além disso, os resultados divulgados na quinta (13), depois do fechamento do mercado, podem movimentar a Bolsa nesta sexta.

2) Indicador de Comércio Exterior - A FGV divulga hoje o Icomex (Indicador de Comércio Exterior), indicador que permite medir o desempenho da balança comercial brasileira.

O dado também mede a competitividade dos produtos brasileiros no cenário internacional, sendo um importante termômetro para a tomada de decisão dos investidores.

3) Política monetária da zona do euro - O BCE (Banco Central Europeu) faz hoje a declaração sobre a recompra de títulos na União Europeia.

Esses títulos são emitidos por instituições europeias e de dívidas de empresas.

Como a taxa de juros na Europa já encontra-se próxima a zero, a recompra desses títulos é uma forma de manter a inflação sob controle e estimular a economia.

Isso afeta diretamente a decisão dos investidores por lá e pode mexer com a Bolsa brasileira nesta sexta (14).

4) Varejo nos EUA - Nos EUA, será divulgado às 9h30 o relatório mensal das vendas no varejo referentes a abril. Os resultados permitem avaliar o nível da demanda do consumidor em um momento em que a vacinação evolui e o comércio volta a se abrir. Por isso, ele ajuda a traçar expectativas para as próximas semanas.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje a companhia Via (VVAR3), a ex-Via Varejo, dona da Casas Bahia e Ponto (ex-Pontofrio).

A empresa apresentou resultados mais consistentes do que o esperado pelos analistas. O lucro da Via teve alta de 1.285% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2020, totalizando R$ 180 milhões no primeiro trimestre.

Segundo os analistas, os resultados abrem caminho para alta nos papéis da empresa e, por isso, o time do Recomenda tem boas expectativas para a companhia e recomendam para investidores de longo prazo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.