PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Andamento das reformas e mais 3 notícias que podem afetar o mercado

Exclusivo para assinantes UOL Economia+

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/05/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco notícias que podem afetar a Bolsa nesta semana e uma ação para ficar de olho.

1) Reforma administrativa - A reforma administrativa, que trata sobre a mudança na estrutura e no salário dos cargos públicos federais, deve voltar a andar nesta semana.

A expectativa é que o relatório seja lido nesta segunda-feira (24) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e votado na terça-feira (25) na comissão.

A reforma visa diminuir os gastos do governo com a máquina pública e é bastante aguardado pelo investidor estrangeiro. Por isso, o assunto deve movimentar a Bolsa nesta semana.

2) Reforma tributária - Outro assunto muito aguardado pelo mercado é o andamento da PEC da reforma tributária, pois mexe diretamente na arrecadação federal.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), deve se reunir nesta segunda-feira (24) com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para discutir o andamento da proposta.

Por isso, fique atento a este tema ao longo da semana.

3) Eletrobras - Depois de aprovada na Câmara dos Deputados na última semana, a Medida Provisória que abre caminho para a privatização da Eletrobras chega ao Senado, mas o andamento da MP na casa ainda não foi definido.

O assunto pode continuar afetando os papéis da companhia, cujas ações ordinárias (ELET3) já acumulam alta de 13,6% neste mês.

4) CPI da Covid - A comissão da CPI da Covid vai ouvir nesta segunda (24) o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

A audiência quer entender o bloqueio de R$ 272 milhões no orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, e o andamento das pesquisas para alternativas de vacinação contra a covid-19.

5) Boletim Focus - Toda segunda-feira, o Banco Central divulga o Boletim Focus pela manhã. O relatório mostra as projeções do mercado para indicadores importantes da economia, como inflação, PIB, dólar e a taxa básica de juros.

É importante que o investidor acompanhe o relatório do Banco Central para checar se o mercado vai mudar ou não as suas expectativas em relação à última semana.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Ações traz hoje a companhia Cyrela (CYRE3), que ficou entre as cinco maiores pagadoras de dividendos em 2020.

A apresentação do resultado do primeiro trimestre deste ano mostrou lucro de R$ 192 milhões, valor 588% maior que o do primeiro trimestre de 2020.

Com isso, os analistas da casa consideram que as ações da empresa estão abaixo de seu preço justo, e isso abre oportunidade para os investidores de longo prazo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.