PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

4 assuntos que podem afetar a Bolsa, e duas ações para ficar de olho

Exclusivo para assinantes UOL Economia+

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/05/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado quatro assuntos que podem movimentar a Bolsa nesta terça-feira (25), duas ações para ficar de olho e uma novidade do UOL Economia+ para você.

1) Prévia da inflação - O IBGE divulga daqui a pouco, às 9h, a prévia da inflação oficial no país. O indicador influencia os juros, que afetam os investimentos no longo prazo e também os empréstimos.

Isso pode alterar a carteira de investimentos de alguns grandes investidores, trazendo movimentação para a Bolsa.

2) Reforma administrativa - Na última segunda-feira (24), o deputado Darci de Matos (PSD-SC), relator da reforma administrativa, apresentou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados mudanças no texto.

Segundo a presidente da comissão, deputada Bia Kicis (PSL-DF), a proposta deve ser debatida e votada ainda nesta terça-feira (25).

A reforma visa diminuir os gastos do governo com a máquina pública e é bastante aguardada pelo investidor estrangeiro. Por isso, o assunto deve movimentar a Bolsa nesta semana.

3) CPI da Covid - Nesta terça-feira (25), será a vez do depoimento de Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde e conhecida como "Capitã Cloroquina", pela sua defesa do uso deste medicamento contra a covid-19.

Por ser um depoimento que pode trazer instabilidade política ao governo, o mercado ficará de olho na CPI hoje também.

Além disso, há a possibilidade de a comissão convocar, novamente, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. É um assunto para os investidores ficarem de olho.

4) Confiança do consumidor - A FGV divulga hoje a pesquisa de confiança do consumidor no mês de maio. O indicador mostra o sentimento do consumidor em relação à situação geral da economia e de suas finanças pessoais.

Ele sinaliza as decisões de gastos e poupança futuras dos brasileiros, e é termômetro que ajuda a antecipar os rumos da economia no curto prazo.

Além disso, nos EUA também será divulgado o índice de confiança do consumidor norte-americano.

Os indicadores podem trazer movimentação ao mercado, pois os investidores utilizam os indicadores para desenhar perspectivas para a atividade econômica no curto e médio prazo.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Ações fez um estudo e identificou 19 oportunidades de investimentos para os próximos três meses.

Hoje, Guilherme Cunha, consultor financeiro da casa, traz duas empresas do setor de construção civil para o radar dos investidores.

A primeira delas é a Eztec (EZTC3), que está com as ações 30% abaixo do seu valor justo, abrindo oportunidade para os investidores de longo prazo, segundo o analista.

Já a Cyrela (CYRE3), outra indicação de Cunha, é uma das três maiores pagadoras de dividendos em 2020. Para os analistas da casa, suas ações continuam abaixo do preço que realmente valem.

Novidade do UOL Economia+

O UOL Economia+ está com uma novidade para você: é o Guia do Investidor UOL, uma série de eventos quinzenais e gratuitos que vai apresentar todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro.

O Guia do Investidor UOL funcionará como uma trilha de conhecimento, que passará por temas como comportamento, investimentos básicos para iniciantes até investimentos mais arrojados, como ações, fundos multimercado e até criptomoedas.

O primeiro evento já tem data para acontecer: é no dia 8 de junho, às 10h, e vai debater os comportamentos que fazem você perder dinheiro. Acesse aqui a programação e se inscreva de forma gratuita.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.