IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Renda e gastos nos EUA e outros três temas que podem afetar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/05/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro assuntos que podem influenciar a Bolsa nesta sexta-feira (28) e duas ações para ficar de olho.

1) Renda nos EUA - Os EUA divulgam hoje indicador que mede a renda média e os gastos médios dos consumidores do país em abril.

O indicador é um termômetro para a inflação —um dos indicadores que mais preocupam os investidores pelo mundo. Por isso, o indicador pode movimentar a Bolsa hoje.

2) Empréstimos no Brasil - O Banco Central divulga daqui a pouco, às 9h30, o volume de crédito concedido para pessoas físicas e empresas em abril.

O indicador dá um sinal de como está a capacidade de renda das pessoas e empresas, e pode sinalizar como está a saúde da economia real —aquela que afeta diretamente as pessoas.

3) Inflação do aluguel - A FGV divulga hoje a inflação que reajusta os aluguéis, o IGP-M. O dado pode ser usado para medir o aquecimento do setor imobiliário, por isso pode mexer com as ações das empresas do setor.

4) Incerteza da economia - A FGV também divulga hoje o índice de incerteza da economia brasileira, que utiliza as informações dos principais jornais do país e as expectativas do mercado para a economia mundial para medir o nível de incerteza no Brasil.

O indicador pode movimentar o mercado, pois a falta de confiança na economia brasileira faz com que os investimentos diminuam, e isso afeta o crescimento e desenvolvimento de novos negócios.

Fique de Olho

O Fique de Olho continua com as 19 ações que a casa de análises Recomenda Ações separou para você. Hoje, os analistas da casa trazem as companhias Minerva Foods (BEEF3) e Marfrig (MRFG3).

A Minerva apresentou lucro líquido de R$ 259,5 milhões no primeiro trimestre do ano, enquanto a Marfrig teve lucro de R$ 279 milhões.

Segundo os analistas da casa, além dos bons resultados, ambas as companhias estão cerca de 10% abaixo do seu preço justo —ou seja, o preço que a ação realmente vale. Isso gera oportunidades para os investidores de médio e longo prazo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.