IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CPI da Covid, comércio no Brasil e outros 4 temas que podem afetar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/06/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, seis assuntos que podem movimentar a Bolsa nesta terça-feira (8) e uma ação para ficar de olho.

1) CPI da Covid - Na sessão desta terça-feira (8), a CPI da Covid volta a ouvir o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O ministro foi chamado novamente porque a comissão acredita que existiram inconsistências em seu último depoimento. Além disso, os senadores querem entender a vinda da Copa América para o Brasil.

2) Comércio no Brasil - O IBGE divulga hoje o volume de vendas do setor de comércio de abril. Os resultados permitem avaliar o nível da demanda do consumidor em um momento em que a vacinação evolui e o comércio volta a abrir.

3) Ata do BC - O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), órgão do Banco Central responsável por analisar os dados da economia do país, publica hoje a ata da reunião que aconteceu no início da semana passada.

O encontro pode afetar o ânimo dos investidores e movimentar a Bolsa.

4) PIB da zona do euro - No cenário internacional, teremos nesta terça (8) a divulgação do PIB dos países que formam a zona do euro referente ao primeiro trimestre deste ano.

O indicador mostra o crescimento econômico do bloco e também deve movimentar as Bolsas hoje.

5) Balança comercial dos EUA - Ainda no cenário internacional, será divulgada hoje a balança comercial nos EUA.

O dado mostra a força da economia norte-americana, pesando o número de importações e exportações feitas pelo país. Isso ajuda os investidores a traçar expectativas para as empresas no curto prazo e pode refletir na Bolsa por aqui também.

6) Emprego nos EUA - O relatório Jolts, que mostra o número de vagas de emprego abertas no último mês nos EUA, será divulgado nesta terça-feira (8). Ele serve como um termômetro da atividade econômica norte-americana e pode mexer com as Bolsas hoje.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Acões traz para o Fique de Olho de hoje a empresa de seguros Porto Seguro (PSSA3). Segundo o analista Guilherme Cunha, a companhia possui bons fundamentos e também intenções de abrir uma corretora de valores imobiliários futuramente.

Por isso, o investidor de longo prazo deve colocar a empresa no radar.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.