IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

6 dicas para criar o hábito de investir todo mês

Do UOL, em São Paulo

05/07/2021 04h00

O primeiro mandamento para quem quer se tornar um investidor é poupar. Falar é fácil, mas todo mundo sabe que isso exige um esforço. "O que o brasileiro faz quando sobra dinheiro? Ele gasta", afirmou Tito Gusmão, CEO e fundador da Warren, durante encontro do Guia Investidor UOL, série de eventos gratuitos e quinzenais do UOL Economia+, para quem quer aprender a cuidar do próprio dinheiro.

O pensamento de curto prazo induz a gastos que poderiam ser evitados e acaba não sobrando muita coisa para uma aplicação financeira, mas isso está mudando. "Tem muito investidor ainda mal investido ou que não investe ainda e vejo a tecnologia como aliada para trazer mais gente para os investimentos", disse Fabio Macedo, diretor comercial da Easyvest by Nubank. Veja abaixo o que você pode fazer para criar o hábito de investir.

1. Entenda o seu orçamento

Muita gente não sabe ao certo quanto gasta por mês e para onde vai esse dinheiro. "É fundamental ter esse controle. Serve planilha, app, caderninho", afirmou Macedo. Esse controle ajuda o investidor em potencial a fazer uma avaliação sobre os gastos e ter um raio-x da sua posição financeira.

2. Guarde dinheiro

Não precisa passar aperto para investir. O ideal é fazer uma reserva para isso. Antes do hábito de investir, vem o hábito de guardar dinheiro e isso demanda esforço que vai ser compensado depois.

"Diz a regra que você tem de poupar pelo menos 10% da sua renda. Precisa colocar como linha de despesa no orçamento", disse Tito Gusmão.

3. Quais gastos podem ser evitados?

O pensamento de curto prazo faz com que muita gente acabe gastando o que sobrou do salário no final do mês. Mas antes de cair na tentação, vale refletir sobre como esse dinheiro pode trabalhar para você no futuro. "A gente tem o pensamento de fazer o 'unboxing' do produto que comprou do que pensar na versão futura de si", afirmou Gusmão.

4. Defina objetivos

Para quando você precisa do retorno sobre os seus investimentos? Essa é uma reflexão importante na hora de colocar dinheiro em uma aplicação. Lembrando que quanto mais você investe e diversifica, mais você soma a sua reserva.

"As pessoas estão despertando para o comportamento de médio e longo prazo, esse processo de educação é constante", disse Fabio Macedo.

5. Acompanhe suas aplicações

Além de ajudar o investidor a entender o seu orçamento mensal, a tecnologia também contribui para o acompanhamento do dinheiro aplicado.

"A tecnologia é transformacional porque dá um controle maior e o investidor consegue olhar, diariamente, o quanto seu recurso está crescendo", disse Macedo. Mas não precisa ficar ansioso olhando para o aplicativo toda hora, afirmou.

6. Não tenha medo de perder

Da mesma forma que uma ação perde valor em um dia, no outro ela pode se recuperar e até acumular ganhos.

"A sensação de dor é muito maior e ele pode cair na armadilha de sair do mercado achando que é para especialistas", disse Macedo. O importante é não desistir de investir e, se for o caso, procurar opções que estejam de acordo com seu perfil de investidor.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos que apresenta todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro. Veja as histórias inspiradoras e dicas de especialistas para multiplicar o seu dinheiro