IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

3 temas que podem movimentar a Bolsa, e uma ação para ficar de olho

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/07/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, três notícias que podem movimentar o mercado nesta quinta-feira (8) e uma ação para ficar de olho.

1) Inflação - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga nesta quinta-feira (8) a inflação de junho. O avanço do indicador tem preocupado os investidores, que temem que isso force a diminuição dos incentivos à economia.

Por isso, o dado deve movimentar o mercado hoje.

2) CPI da Covid - Na sessão desta quinta-feira (8), a CPI da Covid ouvirá Francieli Fontana Fantinato, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Segundo a comissão, Francieli é peça-chave para esclarecer as suspeitas de irregularidades nas negociações da vacina indiana Covaxin, pois ela ainda estava à frente do programa na época.

As denúncias feitas na comissão têm balançado o cenário político brasileiro, e este depoimento pode mexer ainda mais com a confiança do investidor no país.

3) Petróleo - Outro dado que será divulgado hoje é o relatório de estoques de petróleo dos EUA, que costuma afetar o preço das ações das empresas de petróleo por lá.

Como a Petrobras (PETR4) segue a cotação do petróleo do país, o dado também pode afetar diretamente as ações da empresa.

Fique de Olho

O Fique de Olho de hoje vem do analista Lucas Claro, do BTG Pactual Digital, que traz a Aeris (AERI3), companhia de fabricação de pás para geradores eólicos.

Segundo o analista, a empresa pode se beneficiar com o atual cenário de falta de chuvas e crise hídrica no país, que pode gerar uma procura maior por fontes alternativas de energia, como a eólica.

Além disso, há um movimento internacional de busca por uma economia "mais limpa" e por alternativas para diminuir a emissão de gás carbônico. Esse movimento pode impulsionar o setor, favorecendo ainda mais as ações da empresa.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.