IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Prévia do PIB e outros quatro assuntos que podem afetar a Bolsa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/07/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco assuntos que podem afetar o mercado nesta quarta-feira (14).

1) Prévia do PIB - O Banco Central divulga nesta quarta-feira (14) a prévia do PIB brasileiro, o IBC-Br. O indicador mede a atividade econômica do país e é utilizado para a elaboração da política monetária.

Ele pode mudar as expectativas dos investidores para a economia nos próximos meses e movimentar o mercado hoje.

2) Reforma tributária - O relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, Celso Sabino (PSDB-PA), apresentou na terça (13) relatório preliminar do texto enviado à Casa pelo governo.

Entre as mudanças feitas pelo relator e que afetam os investidores está a isenção dos dividendos de fundos imobiliários. Na proposta enviada pelo governo, os dividendos desse tipo de fundo seriam tributados.

O relator, porém, manteve a taxação de 20% sobre os dividendos de ações e o fim da dedução no Imposto de Renda dos juros sobre capital próprio pagos aos investidores.

O assunto ainda deve movimentar a Bolsa nesta quarta (14).

3) Inflação ao produtor nos EUA - Os EUA divulgam nesta quarta (14) a inflação ao produtor.

Como os produtores tendem a repassar essa variação para o consumidor, esse indicador permite traçar perspectivas para a inflação no país nas próximas semanas e agitar os investidores.

Na terça-feira (13), o país publicou a inflação oficial, que ficou em 5,4% nos primeiros seis meses do ano, acima da expectativa do mercado, que era de 4,9%.

4) Petróleo - Ainda nos EUA será divulgado o relatório de estoques de petróleo no país.

O preço do combustível já passa por grande movimentação com a falta de um acordo entre os países da Opep+ para o aumento da produção nos próximos meses, e esse indicador pode agitar ainda mais o cenário.

Como a Petrobras (PETR4) segue a cotação do petróleo dos EUA, a divulgação do relatório pode afetar diretamente as ações da empresa.

5) Resultados - Ainda no cenário internacional, na terça-feira (13) começou a temporada de publicação de resultados do segundo trimestre de 2021 nos EUA.

Hoje, duas grandes empresas de setores importantes publicam seus balanços: o Bank of America (NYSE: BAC), um dos principais bancos do país, e a Delta Airlines (NYSE: DAL), uma das maiores companhias aéreas dos EUA.

A saúde das empresas por lá pode interferir na tomada de decisão dos investidores internacionais, além de dar sinais de como os setores estão se recuperando por aqui também. Por isso, é bom ficar atento.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.