PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

4 temas que podem afetar a Bolsa hoje e uma ação para ficar de olho

Conteúdo exclusivo para assinantes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/07/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro notícias que podem movimentar a Bolsa nesta sexta-feira (16) e uma ação para ficar de olho.

1) Orçamento 2022 - Na noite de quinta-feira (15), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define o Orçamento do governo para 2022, foi aprovada pelo Congresso Nacional.

A Lei estipula as regras para gastos e investimentos do governo no próximo ano e deve movimentar o mercado nesta sexta-feira (16), pois afeta a confiança dos investidores no Brasil.

2) "Prévia" do PIB - A FGV divulga hoje o Monitor do PIB do Brasil referente a maio. O cálculo do indicador é feito com a mesma metodologia do cálculo oficial, o que ajuda os investidores a identificar a evolução da atividade econômica do país e a criar perspectivas para a próxima leitura.

3) Inflação na zona do euro - O mercado deve responder também à inflação oficial dos países que formam a zona do euro. O dado que deve ser divulgado hoje é referente ao mês de junho.

O avanço dos preços continua sendo foco de atenção dos investidores, pois pode pressionar os governos do bloco a diminuir os incentivos econômicos —decisão que pode atrapalhar a recuperação econômica na região.

O bloco da zona do euro é um dos principais polos econômicos do mundo, e isso pode afetar a Bolsa por aqui também.

4) Comércio nos EUA - Nos EUA, será divulgado o relatório mensal das vendas do comércio referentes a junho. Os resultados permitem avaliar o nível da demanda do consumidor em um momento em que a vacinação evolui e o comércio volta a abrir.
Por isso, ele ajuda a traçar expectativas para as próximas semanas.

Fique de Olho

O Fique de Olho de hoje vem da casa de análises Recomenda Ações, que traz a gigante do varejo Magazine Luiza (MGLU3). A companhia anunciou a compra da Kabum, loja de artigos digitais, por R$ 1 bilhão —a maior aquisição feita pelo Magalu até agora.

Além disso, os analistas possuem boas perspectivas para os resultados do segundo trimestre do ano, que serão publicados em agosto.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.