PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

5 assuntos que podem movimentar o mercado hoje

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/07/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco notícias que podem afetar a Bolsa nesta segunda.

1) Resultados - A temporada de publicação de balanços trimestrais deve se intensificar no Brasil nesta semana. Hoje, a TIM (TIMS3) e a empresa de energia EDP Brasil (ENBR3) publicam seus balanços referentes ao segundo trimestre, depois do fechamento do mercado.

Nos EUA, chegou o dia de a Tesla (NASDAQ:TSLA), gigante da produção de carros elétricos, publicar seus resultados.

2) Reforma ministerial - Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou alterações no Ministério da Economia e a criação do Ministério do Emprego e da Previdência Social.

Os investidores temem que Bolsonaro tenha abandonado suas promessas de campanha para enxugar a máquina pública em troca de apoio político. Por isso, as alterações podem continuar movimentando o mercado durante a semana.

3) Sondagem do consumidor - No Brasil, a FGV publica a Sondagem do Consumidor, que traz as expectativas do consumidor em relação à economia brasileira.

Como a confiança na economia é fator decisivo para o consumo, o dado pode afetar o mercado e movimentar ações de empresas de produtos e serviços.

4) Boletim Focus - Toda segunda-feira, o Banco Central divulga o Boletim Focus. O relatório apresenta as perspectivas do mercado financeiro sobre indicadores importantes para a economia, como a taxa básica de juros, a evolução do PIB, inflação e câmbio.

Os dados são utilizados pelos investidores como base para a tomada de decisão de seus investimentos e, por isso, podem afetar o mercado.

5) Minério de ferro - Na semana passada, as tentativas do governo chinês para controlar a produção de aço e diminuir as emissões de carbono fizeram o preço do minério passar pela maior queda semanal em 17 meses.

A movimentação afetou as ações da Vale (VALE3), que chegaram a cair quase 3% na semana passada, mas conseguiram se recuperar e fecharam com alta de 0,63% em relação à semana anterior.

O assunto pode continuar movimentando o preço do minério, que afeta diretamente a arrecadação de siderúrgicas e mineradoras. Isso pode movimentar o setor aqui no Brasil.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE