IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lucro da Vale e do Pão de Açúcar, e outros 4 temas que podem afetar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/07/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco assuntos que podem afetar o mercado nesta quarta-feira (28).

1) Resultados - A temporada de divulgação de resultados no Brasil terá um dia agitado nesta quarta-feira (28), com dez empresas brasileiras publicando seus balanços trimestrais. São elas: Vale (VALE3), Santander (SANB3), Weg (WEGE3) e Duratex (DTEX3).

Além delas, ainda teremos Multiplan (MULT3), Pão de Açúcar (PCAR3), Odontoprev (ODPV3), Movida (MOVI3), Log (LOGG3) e Kepler Weber (KEPL3).

Nos EUA, o dia também será agitado, com grandes empresas publicando resultados. Dentre elas, temos Facebook (NASDAQ: FB), Paypal (NASDAQ: PYPL), Pfizer (NYSE: PFE), McDonald's (NYSE: MCD), Boeing (NYSE: BA) e Ford (NYSE: F).

2) Juros nos EUA - Nos EUA, o Fed (Banco Central americano) divulga a taxa de juros norte-americana para as próximas semanas.

Logo depois, seus integrantes devem dar uma entrevista para explicar o motivo da decisão e podem sinalizar perspectivas para a política monetária no curto e médio prazo.

Isso afeta diretamente a decisão de grandes investidores, e por isso Bolsa e o dólar podem reagir diante dos anúncios.

3) Confiança da Indústria - A FGV publica hoje a sondagem da indústria brasileira no mês de junho, que levanta dados sobre investimentos no negócio e contratação de mão de obra do setor.

O relatório ainda busca entender como está a situação dos negócios e o volume de produção.

O setor é um dos mais importantes do país, e os números podem influenciar as decisões das empresas.

4) Estatísticas do Banco Central - O Banco Central divulga daqui a pouco o volume de crédito concedido tanto para pessoas físicas como para empresas, junto com os dados sobre os juros praticados para várias modalidades de crédito.

Os dados indicam como está a capacidade de renda das pessoas e empresas, e é termômetro da economia real —aquela que afeta diretamente as pessoas.

O Banco Central também publica os dados do mercado aberto no país, que mostram a oferta de títulos públicos.

Como a renda fixa tem uma grande influência na tomada de decisão dos investidores, o mercado pode responder à divulgação deste dado hoje.

5) Petróleo - O relatório semanal dos estoques de petróleo dos EUA será divulgado nesta quarta (28).

Os investidores devem ficar de olho neste assunto, pois esse dado pode refletir diretamente no preço do petróleo no país, que é utilizado pela Petrobras como referência para a política de preços do combustível no Brasil.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.