IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Alta dos juros e outros 4 temas que afetam a Bolsa hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/08/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL, cinco notícias que podem afetar a Bolsa nesta quinta-feira (5) e uma ação para ficar de olho.

1) Juros no Brasil - Na quarta-feira (4), após o fechamento da Bolsa, o Banco Central anunciou o aumento da taxa básica de juros, a Selic, de 4,25% ao ano para 5,25% ao ano.

A mudança altera o rendimento dos investimentos em renda fixa no país, o que faz com que os investidores repensem suas decisões, e isso pode movimentar a Bolsa hoje.

Além disso, o investidor estrangeiro também repensa seus investimentos no país, o que também traz movimentação para a cotação do dólar.

2) Resultados - A temporada de publicação de balanços trimestrais continua, com dez empresas divulgando seus resultados aqui no Brasil. São elas: Cia Hering (HGTX3), Engie Brasil (EGIE3), Burger King (BKBR3), Tenda (TEND3) e JHSF (JHSF3).

Além dessas, ainda teremos Eneva (ENEV3), Tupy (TUPY3), Ourofino (OFSA3), São Carlos (SCAR3) e Unicasa (UCAS3)

Dentre as empresas que publicam os resultados nos EUA, temos a Moderna (NASDAQ: MRNA) e Motorola (NYSE: MSI).

3) CPI da Covid - Os trabalhos da comissão que investiga os atos do governo no combate à pandemia continuam nesta quinta-feira (5), com o depoimento de Airton Antonio Soligo.

O empresário teria atuado no ministério informalmente durante a gestão de Eduardo Pazuello, chegando a ser considerado como "ministro de fato" por gestores estaduais e municipais.

O assunto pode mexer com a confiança dos investidores, que está baixa diante do cenário político brasileiro.

4) Balança comercial dos EUA - Nesta quinta-feira (5) será divulgada a balança comercial nos EUA no mês de junho.

O dado mostra a força da economia norte-americana, pesando o número de importações e exportações feitas pelo país. Isso ajuda os investidores a traçar expectativas para as empresas no curto prazo e pode refletir na Bolsa por aqui também.

5) Desemprego nos EUA - Ainda nos EUA será divulgado o número de novos pedidos de seguro-desemprego feitos na última semana.

O dado é publicado toda quinta-feira e revela como está a economia norte-americana. Isso afeta as expectativas dos investidores e pode movimentar a Bolsa por aqui também.

Fique de Olho

O Fique de Olho de hoje vem do analista Lucas Claro, do BTG Pactual Digital, que traz a Gerdau (GGBR3), uma das maiores produtoras de aço do mundo.

A empresa reportou lucro de R$ 3,9 bilhões no segundo trimestre do ano, um aumento de mais de 1.000%, se comparado ao resultado apresentado no segundo trimestre de 2020.

Para o analista, os dados são fortes e acima do esperado pelo mercado e, somado à retomada econômica que avança conforme a vacinação, trazem boas perspectivas para a empresa.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.