PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Reforma do IR e mais 4 temas que podem afetar o mercado hoje

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/08/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL, cinco notícias que podem movimentar a Bolsa nesta semana e uma ação para ficar de olho.

1) Reforma do IR - Nesta semana, volta para o debate na Câmara dos Deputados a reforma do Imposto de Renda. Entre as mudanças que estão no radar dos investidores, estão as taxações de dividendos e Imposto de Renda das empresas.

Essas alterações afetam diretamente as decisões dos investidores e podem movimentar o mercado nesta semana.

2) Juros dos EUA - Outro assunto importante que volta ao radar dos investidores é a taxa de juros norte-americana. Atualmente, a taxa encontra-se entre 0 e 0,25% ao ano.

Na quarta-feira (18), será publicada a ata da última reunião do Fomc, órgão do Banco Central dos EUA responsável pela decisão da política monetária.

Os investidores devem acompanhar se a ata da reunião dá sinais de que o órgão vai aumentar os juros mais cedo do que o esperado.

3) Comércio exterior - A FGV divulga hoje o Icomex (Indicador de Comércio Exterior), que permite medir o desempenho da balança comercial brasileira.

O dado também mede a competitividade dos produtos brasileiros no cenário internacional, sendo um importante termômetro para a tomada de decisão dos investidores.

4) Boletim Focus - O Banco Central divulga toda segunda-feira o Boletim Focus. O relatório apresenta as perspectivas do mercado financeiro sobre indicadores importantes para a economia, como a taxa básica de juros, a evolução do PIB, inflação e câmbio.

Os dados são utilizados pelos investidores como base para a tomada de decisão de seus investimentos e, por isso, podem afetar o mercado.

5) Resultados - Na temporada de balanços trimestrais, 14 empresas publicam os resultados do segundo trimestre do ano nesta segunda-feira (16).

Dentre elas, vale destacar a Cemig (CMIG4), Gafisa (GFSA3), Espaçolaser (ESPA3), Méliuz (CASH3), Cruzeiro do Sul Educacional (CSED3) e Ambipar (AMBP3).

Além delas, ainda teremos Yduqs (YDUQ3), Omega (OMGE3), Ânima (ANIM3), Instituto Hermes Pardini (PARD3), Bemobi Tech (BMOB3), Focus Energia (POWE3) e Grupo Dimed (PNVL3).

Fique de Olho

O Fique de Olho de hoje vem da casa de análises Recomenda Ações, que traz a Cyrela (CYRE3), empresa do setor de construção civil.

A empresa apresentou um lucro líquido de R$ 267 milhões no segundo trimestre deste ano, uma alta de quase 300% em relação ao segundo trimestre do ano passado.

A empresa também possui forte projeção de pagamento de dividendos, o que também chama a atenção dos analistas da casa e, por isso, ela é uma boa opção para os investidores.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE