PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Prévia da inflação e mais 4 temas que podem mexer com a Bolsa hoje

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/08/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL, cinco assuntos que podem afetar a Bolsa nesta quarta-feira (25).

1) Prévia da inflação - O IBGE divulga nesta quarta-feira (25) o IPCA-15, que é uma prévia da inflação oficial do país no mês de agosto.

A inflação interfere diretamente no mercado e guia a decisão sobre a taxa básica de juros, o que pode fazer com que os investidores repensem suas decisões de investimentos.

A divulgação pode movimentar o mercado hoje.

2) Segurança fiscal - Em um evento realizado pela XP Investimentos na terça-feira (24), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tranquilizou os investidores e afirmou que o país está comprometido com a segurança fiscal do ano que vem.

Ao falar sobre a PEC dos Precatórios, Lira afirmou que não há possibilidade de calote do governo e que o valor será incluído no Orçamento para o próximo ano.

Além disso, o deputado também reforçou a urgência da aprovação do Orçamento de 2022 e disse que o projeto precisa ser aprovado até o final deste mês.

3) CPI da Covid - Na CPI da Covid de hoje, será ouvido Roberto Pereira Ramos Júnior, diretor do FIB Bank.

A empresa, que não possui autorização para atuar como instituição financeira, emitiu uma "carta de fiança" para a companhia "Precisa medicamentos" para possibilitar a compra da vacina Covaxin, da empresa Bharat Biotech.

4) Investimentos estrangeiros - Nesta quarta (25), o Banco Central divulga as estatísticas do setor externo.

Os dados mostram os investimentos estrangeiros no país, o tamanho das reservas internacionais e os investimentos no exterior.

Além disso, também serão divulgados os dados de mercado aberto no país, que mostram a oferta de títulos públicos.

Como a renda fixa e o capital estrangeiro possuem uma grande influência na tomada de decisão dos investidores, o mercado pode responder à divulgação destes dados hoje.

5) Sondagem do consumidor - No Brasil, a FGV publica a Sondagem do Consumidor, que traz as expectativas do consumidor em relação à economia brasileira.

Como a confiança na economia é fator decisivo para o consumo, o dado pode afetar o mercado e movimentar ações de empresas de produtos e serviços.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE