PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Autonomia do BC e mais 4 assuntos que podem mexer com o mercado

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/08/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL, cinco assuntos que podem movimentar o mercado nesta sexta-feira (27) e duas ações para ficar de olho.

1) Autonomia do BC - O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou na quinta-feira (26), por 8 votos a 2, a lei que deu autonomia ao Banco Central.

Os ministros entenderam que a tramitação da lei não feriu a Constituição e, portanto, continua sendo válida.

Um Banco Central autônomo dá mais confiança ao mercado, que acredita que a instituição deve ter liberdade na formulação da política monetária e não servir como cabo eleitoral.

Como a decisão saiu após fechamento do mercado, o mercado pode responder a ela nesta sexta-feira (27).

2) Jerome Powell - Nesta sexta-feira (27) acontece o tão aguardado discurso do Presidente do Fed, o Banco Central norte-americano, Jerome Powell.

A última ata da reunião do Fed sinalizou uma diminuição nos incentivos à economia que vem ocorrendo desde o início da pandemia.

A expectativa pela fala de Powell tem movimentado as Bolsas e ainda deve se manter no foco dos investidores hoje.

3) Crédito no Brasil - Aqui no Brasil, o Banco Central divulga nesta sexta-feira (27) o volume de crédito concedido para pessoas físicas e jurídicas, além dos dados sobre os juros praticados para várias modalidades de crédito.

Os dados indicam como está a capacidade de renda das pessoas e empresas, e são termômetro da economia real —aquela que afeta diretamente as pessoas.

4) Inflação ao produtor - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publica nesta sexta-feira (27) a inflação ao produtor no Brasil referente ao mês de julho.

O avanço nos preços tende a ser repassado para o consumidor e, por isso, esse indicador permite traçar perspectivas para a inflação no país. Isso pode agitar os investidores na Bolsa hoje.

5) Indústria no Brasil - A FGV divulga hoje a sondagem da indústria brasileira no mês de agosto, que levanta dados sobre investimentos no negócio e contratação de mão de obra do setor.

O relatório ainda busca entender como está a situação dos negócios e o volume de produção.

O setor é um dos mais importantes do país, e os números podem influenciar as decisões das empresas.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje duas companhias que, segundo os analistas, estão abaixo de seu preço justo: a Multiplan (MULT3) e a Le Lis Blanc (LLIS3), do Grupo Restoque.

A Multiplan, que é uma das maiores companhias de shoppings do país, mostrou boa recuperação com a retomada da economia em geral, e os analistas da casa acreditam que suas ações estão cerca de 30% abaixo do preço que elas realmente valem.

Já a companhia de varejo Le Lis Blanc, por sua vez, traz projeções de reversão de prejuízo nos próximos trimestres, e suas ações têm potencial de retomar aos níveis pré-pandemia, principalmente com a queima de estoque total no final de 2021 na Black Friday.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE