Autonomia do BC e mais 4 assuntos que podem mexer com o mercado
Acompanhe no Café com Mercado, do UOL, cinco assuntos que podem movimentar o mercado nesta sexta-feira (27) e duas ações para ficar de olho.
1) Autonomia do BC - O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou na quinta-feira (26), por 8 votos a 2, a lei que deu autonomia ao Banco Central.
Os ministros entenderam que a tramitação da lei não feriu a Constituição e, portanto, continua sendo válida.
Um Banco Central autônomo dá mais confiança ao mercado, que acredita que a instituição deve ter liberdade na formulação da política monetária e não servir como cabo eleitoral.
Como a decisão saiu após fechamento do mercado, o mercado pode responder a ela nesta sexta-feira (27).
2) Jerome Powell - Nesta sexta-feira (27) acontece o tão aguardado discurso do Presidente do Fed, o Banco Central norte-americano, Jerome Powell.
A última ata da reunião do Fed sinalizou uma diminuição nos incentivos à economia que vem ocorrendo desde o início da pandemia.
A expectativa pela fala de Powell tem movimentado as Bolsas e ainda deve se manter no foco dos investidores hoje.
3) Crédito no Brasil - Aqui no Brasil, o Banco Central divulga nesta sexta-feira (27) o volume de crédito concedido para pessoas físicas e jurídicas, além dos dados sobre os juros praticados para várias modalidades de crédito.
Os dados indicam como está a capacidade de renda das pessoas e empresas, e são termômetro da economia real —aquela que afeta diretamente as pessoas.
4) Inflação ao produtor - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publica nesta sexta-feira (27) a inflação ao produtor no Brasil referente ao mês de julho.
O avanço nos preços tende a ser repassado para o consumidor e, por isso, esse indicador permite traçar perspectivas para a inflação no país. Isso pode agitar os investidores na Bolsa hoje.
5) Indústria no Brasil - A FGV divulga hoje a sondagem da indústria brasileira no mês de agosto, que levanta dados sobre investimentos no negócio e contratação de mão de obra do setor.
O relatório ainda busca entender como está a situação dos negócios e o volume de produção.
O setor é um dos mais importantes do país, e os números podem influenciar as decisões das empresas.
Fique de Olho
A casa de análises Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje duas companhias que, segundo os analistas, estão abaixo de seu preço justo: a Multiplan (MULT3) e a Le Lis Blanc (LLIS3), do Grupo Restoque.
A Multiplan, que é uma das maiores companhias de shoppings do país, mostrou boa recuperação com a retomada da economia em geral, e os analistas da casa acreditam que suas ações estão cerca de 30% abaixo do preço que elas realmente valem.
Já a companhia de varejo Le Lis Blanc, por sua vez, traz projeções de reversão de prejuízo nos próximos trimestres, e suas ações têm potencial de retomar aos níveis pré-pandemia, principalmente com a queima de estoque total no final de 2021 na Black Friday.
O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.
Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.
Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.