IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Desemprego no Brasil e mais 6 assuntos que podem afetar a Bolsa hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/08/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL, sete assuntos que podem movimentar o mercado nesta terça-feira (31) e uma ação para ficar de olho.

1) Desemprego no Brasil - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga nesta terça-feira (31) os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que traz os dados sobre o desemprego no Brasil.

A pesquisa mostra a taxa de informalidade, o número de empregados com carteira assinada, de pessoas que desistiram de procurar trabalho, de trabalhadores por conta própria e também o rendimento médio da população.

Os dados ajudam os investidores a entender a situação do emprego no país e a capacidade de consumo da população.

2) CPI da Covid - A CPI da Covid ouve nesta terça-feira (31) Ivanildo Gonçalves da Silva, motoboy da VTCLog, que teria movimentado R$ 117 milhões nos últimos dois anos em nome da empresa.

Segundo ele já declarou, os depósitos foram realizados na conta de pessoas que ele não conhece.

A agenda política tem movimentado a Bolsa e é mais um assunto para os investidores ficarem de olho.

3) Incerteza da economia - É divulgado hoje pela FGV o Indicador de Incerteza da Economia Brasil (IIE-Br). A pesquisa coleta informações de jornais e do mercado financeiro para medir a motivação de consumo, investimento e produção no país.

O indicador pode sinalizar a temperatura da economia.

4) Confiança empresarial - A FGV também deve publicar um estudo referente à confiança dos empresários no país. O indicador mostra ao mercado a disposição dos empresários para realizar novos investimentos e até novas contratações.

5) Estatísticas fiscais - O Banco Central divulga agora pela manhã a arrecadação de impostos do governo e a dívida do país no mês de julho.

Os dados permitem que o mercado identifique a saúde financeira da máquina pública —uma grande preocupação dos investidores nos últimos meses.

6) Instabilidade no Afeganistão - Na noite de ontem (30), os EUA comunicaram que se retiraram completamente do Afeganistão, após 20 anos de presença militar no país.

Em uma coletiva de imprensa, o general do Centro de Comando Kenneth Mackenzie informou ainda que os EUA encerraram a missão militar de evacuação de cidadãos americanos, de afegãos vulneráveis e de nacionais de outros países.

Como saiu após o fechamento do mercado por aqui, a notícia pode provocar instabilidade na Bolsa hoje.

7) Nova variante da covid-19 - Uma nova variante da covid-19, conhecida como C.1.2, foi detectada na África do Sul e já está presente em sete outros países da África, Europa, Ásia e Oceania.

A preocupação com o surgimento de novas variantes tem afetado as expectativas dos investidores, e ainda impactam negativamente as Bolsas de todo o mundo.

Os mercados devem começar a sentir as notícias da África do Sul nos próximos dias.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje a Gerdau (GGBR4), uma das maiores produtoras de aço do mundo.

Segundo os analistas da casa, as ações da empresa estão abaixo do preço justo —aquele que os papéis realmente valem.

As ações estão com preço até 25% menor, e por isso são boas opções para investidores de médio e longo prazo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.