PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Taxação de dividendos e mais 3 assuntos que podem influenciar a Bolsa hoje

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/09/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL, quatro assuntos que podem movimentar a Bolsa nesta sexta-feira (3).

1) Reforma do IR - Na quinta-feira (2), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que altera regras do Imposto de Renda. Uma das emendas taxa em 15% os lucros e dividendos para pessoas físicas.

O mercado não gostou dessa taxação, e esse foi um dos principais motivos para o tombo da Bolsa verificado ontem.

O assunto impacta não só a tributação de empresários, mas também o apertado Orçamento do governo federal. Por isso, o mercado pode continuar respondendo à aprovação nesta sexta-feira (3).

2) Nova reforma trabalhista - Outra reforma que deve mexer com o mercado é a trabalhista, rejeitada pelo Senado na última quarta-feira (1°).

Na quinta (2), o ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou a rejeição e disse que ela foi "um passo para trás".

A medida provisória previa programas de incentivos à criação de empregos, como novas modalidades de contratação, para diminuir a informalidade.

Com a rejeição, Guedes informou que agora a equipe econômica estuda novas maneiras de atacar o desemprego e espera colaboração do Congresso.

3) Emprego nos EUA - E por falar em emprego, nesta sexta (3) será divulgado um dos indicadores mais importantes para o mercado financeiro internacional: o relatório de emprego dos EUA.

Além de ajudar a entender a evolução da criação de vagas de trabalho no país e, consequentemente, o aquecimento da economia norte-americana, o indicador influencia a política de incentivos econômicos nos EUA —um dos temas mais importantes para os investidores.

4) CPI da Covid - Na quinta-feira (2), a CPI da Covid pediu condução coercitiva e apreensão do passaporte de Marconny Faria, lobista que supostamente teria influenciado, em favor da Precisa Medicamentos, as negociações para compra de vacinas e teste rápidos de covid-19.

O depoimento de Marconny estava marcado para ontem (2), mas ele faltou e não explicou o motivo.

O assunto deve continuar influenciando o humor do mercado nesta sexta-feira (3).

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE