IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Incertezas políticas podem pautar o sobe e desce da Bolsa nesta semana

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/09/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL, cinco notícias que podem afetar o mercado nesta segunda-feira (6) e ao longo da semana, e uma ação para ficar de olho.

1) Incertezas políticas - A terça-feira (7) desta semana, feriado da Independência do Brasil, pode trazer ainda mais instabilidade política e afetar o mercado ao longo da semana.

É que estão previstas manifestações tanto pró como contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Nos últimos dias, Bolsonaro tem feito ameaças contra a democracia e contra o STF (Supremo Tribunal Federal). Na sexta-feira (3), o presidente chegou a falar que o dia 7 de setembro seria um "ultimato" a dois ministros do Supremo.

A Bolsa pode responder a essa tensão pré-feriado nesta segunda-feira (6).

2) Feriado nos EUA - O mercado pode responder também ao feriado nos EUA. O país celebra, nesta segunda (6), o dia do trabalho. Por isso não há movimentações nas Bolsas por lá.

Já no Brasil, o feriado de 7 de setembro interrompe as negociações da Bolsa e do dólar.

A combinação dos feriados pode afetar as movimentações do mercado hoje, uma vez que boa parte dos investidores, em especial os internacionais, não estará presente.

3) Boletim Focus - O Banco Central divulga hoje, como acontece toda segunda-feira, o Boletim Focus. O relatório apresenta as perspectivas do mercado financeiro sobre indicadores importantes para a economia, como a taxa básica de juros, a evolução do PIB, inflação e câmbio.

Os investidores utilizam as informações do relatório para confirmar suas expectativas para a economia do país e, por isso, podem afetar o mercado.

4) Inflação no Brasil - Na próxima quinta-feira (9), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA, a inflação oficial do país.

O avanço nos preços interfere diretamente no mercado e guia a decisão sobre a taxa básica de juros, o que pode fazer com que os investidores repensem suas decisões de investimentos.

A expectativa pela publicação pode movimentar o mercado ao longo da semana.

5) Variante delta - O presidente norte-americano, Joe Biden, informou na última sexta-feira (3) que deverá apresentar nesta semana as novas medidas de combate à variante delta da covid-19.

A variante tem preocupado os investidores, pois traz ameaças às reaberturas das economias e, consequentemente, à recuperação do país.

Além disso, os investidores aguardam a possibilidade de novos incentivos, principalmente após os dados fracos de emprego que foram divulgados nos EUA na sexta-feira (3).

O país criou 235 mil empregos em agosto, número abaixo dos 750 mil esperados pelo mercado.

Fique de Olho

O Fique de Olho de hoje vem da casa de análises Recomenda Ações, que traz as Lojas Americanas (LAME4).

Após anunciar cisão com a B2W, as ações da companhia apresentaram forte queda nas últimas semanas.

Contudo, na última sexta-feira (3) ocorreu o rebalanceamento dos fundos de investimentos, dia no qual os fundos movimentam suas carteiras e compram novas ações. E a companhia foi muito buscada, o que provocou um aumento de 4,63% no preço das suas ações.

Além disso, os analistas da casa possuem boas expectativas para o faturamento da empresa no próximo trimestre.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.