IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crise política, inflação e mais 4 temas que podem movimentar a Bolsa hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/09/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL, seis notícias que podem movimentar a Bolsa nesta quinta-feira (9).

1) Instabilidade política - Em seu discurso aos manifestantes que saíram às ruas nos atos de 7 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atacou duramente o Supremo Tribunal Federal (STF) e ameaçou não acatar mais decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes.

O presidente do STF, Luiz Fux, respondeu às declarações golpistas de Bolsonaro na quarta-feira (8) e disse que o não cumprimento de tais ordens configura crime de responsabilidade. Além disso, Fux acrescentou que o STF não irá tolerar ameaças à autoridade de suas decisões.

A instabilidade entre os Poderes e as falas golpistas do presidente provocaram a forte queda do Ibovespa ontem (8), quando o índice despencou 3,78%.

O dólar disparou 2,89% com a aversão ao risco e fechou o dia cotado a R$ 5,326, maior valor em duas semanas.

2) Inflação no Brasil - Nesta quinta-feira (9), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA, a inflação oficial do país, referente ao mês de agosto.

O dado afeta a decisão sobre a taxa básica de juros, o que pode fazer com que os investidores repensem suas decisões de investimentos.

Além disso, a inflação afeta o poder de compra da população e é um termômetro sobre o agravamento da crise econômica. O mercado financeiro deve reagir à divulgação.

3) Produção agrícola - Além da inflação, o IBGE também publica os dados de produção agrícola do país do mês de agosto. A pesquisa fornece dados como área plantada, área colhida, quantidade produzida e rendimento médio de produtos.

Os dados são termômetro do setor agrícola —um dos mais importantes do país—, e por isso devem movimentar as ações do setor nesta quinta-feira (9).

4) Juros da zona do euro - O Banco Central Europeu (BCE) divulga hoje a taxa de juros do bloco dos países que formam a zona do euro. Hoje, essa taxa está próxima de zero.

O BCE também deve falar sobre o futuro da política monetária na região, o que pode movimentar os investidores de um dos maiores blocos econômicos do mundo e refletir na Bolsa por aqui também.

5) Desemprego nos EUA - Nos EUA, como acontece toda quinta-feira, será divulgado o número de novos pedidos de seguro-desemprego feitos na última semana.

O indicador revela o aquecimento da economia norte-americana, o que afeta as expectativas dos investidores e pode movimentar a Bolsa brasileira.

6) Petróleo - Toda quarta-feira os EUA divulgam os estoques de petróleo no país, o que pode movimentar o preço do combustível.

Devido ao feriado do dia do trabalho norte-americano na última segunda-feira (6), a publicação foi adiada para hoje (9) e pode movimentar as ações das empresas do setor.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.