PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

5 assuntos que podem afetar o mercado financeiro nesta semana

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/09/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL, cinco assuntos que podem movimentar a Bolsa nesta semana. Veja também uma ação para ficar de olho.

1) Precatórios - Na semana passada, o Ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou que deve se reunir nesta segunda-feira (13) com o Supremo Tribunal Federal (STF) e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado para tentar encontrar uma solução para o problema dos precatórios, que são as dívidas do governo oriundas de decisões judiciais.

O governo busca uma maneira de realizar os pagamentos sem desrespeitar o teto de gastos e sem colocar em risco as contas públicas.

O assunto é de grande importância para o mercado, que aguarda uma solução para o assunto desde agosto.

2) Reforma administrativa - Além dos precatórios, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou que a reforma administrativa deve ser votada nesta semana na comissão que analisa o assunto.

A reforma é uma promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tem a intenção de enxugar a máquina pública e diminuir os gastos com o funcionalismo público.

Portanto, ela é essencial para a saúde das contas do governo e, por isso, o assunto pode movimentar o mercado nesta semana.

3) Juros nos EUA - Começa na terça-feira (14) o primeiro dia de reunião do Fed, o Banco Central norte-americano. Dentre outros pontos, o encontro decide a taxa de juros das próximas semanas no país.

A expectativa pelo anúncio dos juros, que será feito na quarta-feira (15), deve movimentar o mercado. Os investidores estão de olho nos juros e na inflação dos EUA e devem responder a qualquer anúncio do Fed sobre esses indicadores.

4) Inflação - A inflação oficial dos EUA e da zona do euro deve ser divulgada na terça-feira (14) e na sexta-feira (17), respectivamente.

O avanço dos preços dos bens de consumo preocupa os investidores e tem sido o centro das atenções do mercado internacional, pois pode forçar os governos a diminuir os incentivos à economia mais cedo do que o esperado.

O temor é de que a recuperação econômica obtida nos últimos meses não se sustente caso esses incentivos sejam retirados.

5) Focus - Toda segunda-feira o Banco Central divulga o Boletim Focus, relatório que mostra as projeções do mercado para indicadores importantes da economia, como inflação, PIB, dólar e a taxa básica de juros.

Os investidores acompanham o relatório para checar se suas expectativas em relação à última semana continuam as mesmas, o que pode movimentar a Bolsa.

Fique de Olho

Para o Fique de Olho de hoje, a casa de análise Recomenda Ações traz o Magazine Luiza (MGLU3), a maior empresa de comércio físico e online do país.

O preço das ações da companhia caiu muito na última semana com as confusões do cenário político brasileiro, e, segundo os analistas da casa, os papéis estão abaixo do preço justo, que é o preço que as ações realmente valem.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE