IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Inflação dos EUA e mais 3 temas que podem afetar a Bolsa hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/09/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL, quatro assuntos que podem agitar o mercado nesta terça-feira (14).

1) Inflação dos EUA - Os EUA divulgam nesta terça-feira (14) a inflação oficial do país.

O indicador afeta diretamente o poder de compra da população e também ajuda a guiar a política monetária do país, o que pode agitar os investidores hoje.

Caso o avanço dos preços seja maior do que o esperado, o Fed (Banco Central norte-americano) pode diminuir os incentivos à economia, e isso preocupa os investidores, que ainda desconfiam da força da recuperação econômica no país.

2) Impostos nos EUA - Na segunda-feira (13), os líderes democratas (partido do atual presidente, Joe Biden) propuseram o aumento de impostos para corporações, o que pode reverter boa parte da diminuição feita pelo ex-presidente Donald Trump.

A proposta aumentaria a arrecadação em US$ 3,5 trilhões em dez anos, além de impactar diretamente o lucro dessas companhias.

A proposta deve ser discutida ao longo desta semana e pode afetar o ânimo dos investidores por lá, e refletir na Bolsa por aqui também.

3) Serviços - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publica nesta terça-feira (14) o volume de negócios do setor de serviços no Brasil —que conta com atividades como serviços administrativos, TI, beleza e transporte.

O setor é um dos mais importantes para a economia e um dos que mais emprega no país. Por isso, a pesquisa, que é referente à atividade do setor no mês de julho, pode influenciar a decisão dos investidores e movimentar o mercado hoje.

4) CPI da Covid - A CPI da Covid volta às suas atividades com o depoimento do advogado e dono da Rede Brasil de Televisão, Marcos Tolentino da Silva, que é suspeito de ser sócio oculto da FIB Bank, companhia suspeita de fornecer garantia irregular no fechamento do contrato da Covaxin.

O assunto pode afetar ainda mais a confiança do investidor no país, o que pode agitar a Bolsa nesta terça-feira (14).

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.