PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Juros no Brasil e nos EUA e mais 4 temas que podem afetar a Bolsa na semana

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/09/2021 04h00Atualizada em 20/09/2021 12h16

Veja no Café com Mercado, do UOL, cinco notícias que podem afetar a Bolsa nesta segunda (20) e ao longo da semana.

1) Juros no Brasil e nos EUA - Nesta quarta-feira (22), tanto o Brasil como os EUA devem publicar suas novas taxas de juros para as próximas semanas.

Enquanto nos EUA é esperada a manutenção dos juros entre 0% e 0,25% ao ano, os investidores esperam que a taxa seja elevada em 1 ponto percentual no Brasil, indo a 6,25% ao ano.

A divulgação da taxa dos dois países no mesmo dia é conhecida como "super quarta" e pode trazer grande movimentação para a Bolsa durante toda a semana.

2) IOF e Auxílio Brasil - Na última quinta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou um decreto que aumenta o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), na tentativa de elevar a arrecadação do governo para bancar o Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família.

O mercado não gostou do aumento, e a Bolsa reagiu. Na última sexta-feira (17), o Ibovespa fechou com queda de 2,07%, voltando aos 111 mil pontos —o menor patamar desde março. Já o dólar, subiu 0,33%.

Ao longo do dia, economistas e analistas criticaram a medida, disseram que o aumento do IOF encarece o crédito para famílias e empresas, e é medida populista.

O assunto deve continuar repercutindo no mercado ao longo da semana.

3) Precatórios - Também na semana passada, a proposta que permite o parcelamento dos precatórios foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Apesar disso, a proposta enfrenta forte resistência na casa, e o mercado a enxerga com receio.

Além de poder ser entendido como um calote do governo, o parcelamento das dívidas pode reviver os debates sobre irresponsabilidade fiscal e abalar ainda mais o cenário político brasileiro.

A proposta deve seguir agora para a votação na Câmara e deve movimentar a Bolsa esta semana.

4) Reforma administrativa - Outro assunto que chama a atenção dos investidores é a reforma administrativa, que deve ser votada nesta semana, segundo Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.

Na última sexta, o relator da reforma, Arthur Maia (DEM-BA), refez o relatório após as críticas sobre o aumento de benefícios aos servidores, em especial à classe policial, ao invés de enxugar a máquina pública.

É importante que os investidores fiquem atentos ao tema, pois ele é essencial para que o governo consiga diminuir os gastos e se manter no teto no próximo ano.

5) Boletim Focus - O Banco Central publica nesta segunda-feira (20) o Boletim Focus, um relatório que apresenta as perspectivas do mercado financeiro sobre indicadores importantes para a economia, como a taxa básica de juros, a evolução do PIB, inflação e câmbio.

Os investidores utilizam esses dados para a tomada de decisão de seus investimentos e, por isso, podem movimentar o mercado.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira na página de investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE