PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Juros no Brasil e nos EUA e mais 3 temas que podem afetar a Bolsa

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/09/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL, quatro assuntos que podem afetar a Bolsa nesta quarta-feira (22) e uma ação para ficar de olho.

1) 'Super Quarta' - Nesta quarta-feira (22), tanto o Brasil quanto os EUA publicam suas respectivas taxas de juros para as próximas semanas. Quando o anúncio dos países coincide, o evento é conhecido no mercado como "super quarta".

Nos EUA, a expectativa é de que a taxa seja mantida entre 0% e 0,25% ao ano. O mercado espera conseguir indicações de quais serão os próximos passos do Fed, o Banco Central norte-americano, e quando a taxa do país pode voltar a subir.

No Brasil, os investidores esperam que a taxa seja corrigida de 5,25% ao ano para 6,25% ao ano, como medida para controlar a inflação que já acumula alta de quase 10% nos últimos 12 meses.

2) Precatórios - Na terça-feira (21), após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), informaram que um novo texto sobre precatórios, enviado pelo Executivo, será discutido com as lideranças parlamentares.

Ainda na terça, Lira (PP-AL) criou uma comissão especial para avaliar a PEC dos precatórios, que propõe o parcelamento das dívidas do governo.

Ele afirmou que pretende acelerar a tramitação da proposta na Casa.

O assunto gera incômodo nos investidores, que temem calote do governo ou quebra do teto dos gastos, o que pode gerar ainda mais instabilidade no país. Por isso, pode movimentar o mercado nesta quarta-feira (22).

3) Reforma do IR - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que o texto que reforma o Imposto de Renda foi encaminhado para uma comissão e já possui relator definido.

Dentre os temas de interesse do mercado nesta reforma, está a taxação sobre lucros e dividendos, que atualmente são isentos de tributação.

Qualquer movimentação sobre a proposta pode movimentar o mercado.

4) Petróleo - Na agenda internacional, os EUA divulgam nesta quarta-feira (22) o relatório de estoques de petróleo no país.

Como a Petrobras (PETR4) segue a cotação do petróleo norte-americano, a divulgação do relatório pode afetar diretamente as ações da empresa.

Fique de Olho

No Fique de Olho de hoje, o analista Bruno Lima, do BTG Pactual Digital, traz a Usiminas (USIM5), grande produtora de aço.

Segundo o analista, os fundamentos da companhia permanecem atrativos. Além disso, ele espera uma boa demanda de aço no mercado brasileiro, o que beneficia os resultados da empresa.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira na página de investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE