IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Prévia da inflação e mais 4 temas que podem movimentar a Bolsa hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/09/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL, cinco assuntos que podem afetar a Bolsa nesta sexta-feira (24) e uma ação para ficar de olho.

1) Prévia da inflação - O IBGE divulga nesta sexta-feira (24) o IPCA-15, que é uma prévia da inflação oficial do país para o mês de setembro.

A inflação interfere diretamente no mercado e guia a decisão sobre a taxa básica de juros, o que pode fazer com que os investidores repensem suas decisões de investimentos.

A divulgação pode movimentar o mercado hoje.

2) Conta de luz - Nesta sexta-feira, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anuncia a nova bandeira tarifária que será aplicada na conta de energia.

Na última reunião, no final de agosto, a agência anunciou a criação da bandeira da escassez hídrica, que aumentou em 50% o valor da bandeira que estava sendo aplicada na conta de luz.

Novos aumentos na conta de energia representam mais peso na inflação. Por isso, o anúncio pode movimentar as ações das empresas do setor na Bolsa.

3) Investimento estrangeiro - Nesta sexta (24), o Banco Central divulga as estatísticas do setor externo.

Os dados mostram os investimentos estrangeiros no país, o tamanho das reservas internacionais e os investimentos no exterior.

Como o capital estrangeiro possui uma grande influência na tomada de decisão dos investidores, o mercado pode responder à divulgação destes dados hoje.

4) Economia dos EUA - O presidente do Banco Central norte-americano, Jerome Powell, fará um discurso nesta sexta-feira (24) para falar sobre as perspectivas para a recuperação econômica do país.

O discurso pode movimentar o mercado, pois, além de fornecer uma ideia de como está a situação da economia dos EUA, também pode conter dicas para onde vai a taxa de juros do país.

5) Sondagem do consumidor - No Brasil, a FGV publica a Sondagem do Consumidor, que traz as expectativas do consumidor em relação à economia brasileira.

Como a confiança na economia é fator decisivo para o consumo, o dado pode afetar o mercado, e movimentar ações de empresas de produtos e serviços.

Fique de Olho

O Fique de Olho de hoje vem da casa de análise Recomenda Ações, que traz a B3 (B3SA3), a Bolsa de Valores brasileira.

A companhia teve sua sede ocupada pelos integrantes do MTST na quinta-feira (23), e o acontecimento causou queda de 2,39% nos preços das ações da B3.

Segundo os analistas da casa, o acontecimento não deve afetar os fundamentos da empresa e, por isso, esta é uma boa oportunidade para comprar as ações da B3 "mais baratas".

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira da página de Investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.