PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Prévia da inflação e mais 4 temas que podem movimentar a Bolsa hoje

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/09/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL, cinco assuntos que podem afetar a Bolsa nesta sexta-feira (24) e uma ação para ficar de olho.

1) Prévia da inflação - O IBGE divulga nesta sexta-feira (24) o IPCA-15, que é uma prévia da inflação oficial do país para o mês de setembro.

A inflação interfere diretamente no mercado e guia a decisão sobre a taxa básica de juros, o que pode fazer com que os investidores repensem suas decisões de investimentos.

A divulgação pode movimentar o mercado hoje.

2) Conta de luz - Nesta sexta-feira, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anuncia a nova bandeira tarifária que será aplicada na conta de energia.

Na última reunião, no final de agosto, a agência anunciou a criação da bandeira da escassez hídrica, que aumentou em 50% o valor da bandeira que estava sendo aplicada na conta de luz.

Novos aumentos na conta de energia representam mais peso na inflação. Por isso, o anúncio pode movimentar as ações das empresas do setor na Bolsa.

3) Investimento estrangeiro - Nesta sexta (24), o Banco Central divulga as estatísticas do setor externo.

Os dados mostram os investimentos estrangeiros no país, o tamanho das reservas internacionais e os investimentos no exterior.

Como o capital estrangeiro possui uma grande influência na tomada de decisão dos investidores, o mercado pode responder à divulgação destes dados hoje.

4) Economia dos EUA - O presidente do Banco Central norte-americano, Jerome Powell, fará um discurso nesta sexta-feira (24) para falar sobre as perspectivas para a recuperação econômica do país.

O discurso pode movimentar o mercado, pois, além de fornecer uma ideia de como está a situação da economia dos EUA, também pode conter dicas para onde vai a taxa de juros do país.

5) Sondagem do consumidor - No Brasil, a FGV publica a Sondagem do Consumidor, que traz as expectativas do consumidor em relação à economia brasileira.

Como a confiança na economia é fator decisivo para o consumo, o dado pode afetar o mercado, e movimentar ações de empresas de produtos e serviços.

Fique de Olho

O Fique de Olho de hoje vem da casa de análise Recomenda Ações, que traz a B3 (B3SA3), a Bolsa de Valores brasileira.

A companhia teve sua sede ocupada pelos integrantes do MTST na quinta-feira (23), e o acontecimento causou queda de 2,39% nos preços das ações da B3.

Segundo os analistas da casa, o acontecimento não deve afetar os fundamentos da empresa e, por isso, esta é uma boa oportunidade para comprar as ações da B3 "mais baratas".

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira da página de Investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE