IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Offshore de Guedes e outros 4 temas que podem mexer com a Bolsa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/10/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL, cinco notícias que podem movimentar o mercado nesta terça-feira (5).

1) Pandora Papers - No último domingo (3), revistas do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) divulgaram os documentos da Pandora Papers, uma investigação sobre paraísos fiscais.

Dentre os nomes de pessoas que possuem empresas nesses locais, onde os impostos são mais baratos e não há a necessidade de declarar os donos, origem ou destino de dinheiro, estão o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e alguns empresários, como Luciano Hang, dono das lojas Havan.

A publicação agitou ainda mais o cenário político brasileiro. A bancada do Psol na Câmara dos Deputados informou que irá apresentar requerimento para a abertura de uma CPI para investigar o ministro.

Em nota, o Ministério da Economia informou que Guedes havia declarado as offshores —nome dado às empresas residentes em paraísos fiscais— em seu IR antes mesmo de assumir o ministério.

Este assunto, ao lado de tensões globais sobre inflação e redução de crescimento em alguns países, foi um dos motivos para a forte queda do Ibovespa na última segunda (4).

O índice fechou com queda de 2,22% na sessão de ontem da Bolsa, e o dólar disparou 1,44%, alcançando o maior valor em cinco meses.

2) EUA x China - Outro tema que preocupa os investidores e colaborou para o desempenho da Bolsa na segunda-feira (4) é a relação entre EUA e China. Em janeiro do ano passado, os países haviam feito um acordo para aliviar as tensões comerciais.

Contudo, os EUA alegam que a China não está cumprindo o acordo. A representante comercial do país, Katherine Tai, afirmou que terá uma conversa "franca" com o representante da China sobre esse não cumprimento.

Ela ainda destacou que o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, tomará a postura que for melhor para os trabalhadores norte-americanos.

Os investidores temem que a disputa comercial entre os países coloque em risco a economia mundial, que também deve sofrer o impacto dessa tensão entre as duas maiores potências mundiais.

3) Indústria no Brasil - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga nesta terça (5) o volume de produção da indústria no Brasil de agosto. O dado mostra o aquecimento do setor, que ainda possui boa participação no PIB do país e, por isso, pode movimentar o mercado hoje.

4) CPI da Covid - A CPI da Covid ouve nesta terça-feira (5) o empresário Raimundo Nonato Brasil, sócio da empresa VTCLog.

A companhia é responsável pela distribuição de vacinas contra covid-19 no país, e a comissão quer entender se houve alguma irregularidade nos contratos da empresa com o governo federal.

5) Balança comercial dos EUA - Nesta terça-feira (5) será divulgada a balança comercial nos EUA referente ao mês de agosto.

O dado mostra a força da economia norte-americana e traz o número de importações e exportações feitas pelo país. Isso ajuda os investidores a traçar expectativas para as empresas no curto prazo e pode refletir na Bolsa por aqui também.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira da página de Investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.