IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reforma tributária e outros 3 temas que podem influenciar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/10/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL, quatro assuntos que podem movimentar a Bolsa nesta quarta-feira (6), e uma ação para ficar de olho.

1) Reforma tributária - O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) apresentou na terça-feira (5) seu relatório sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma tributária.

O texto unifica impostos, inclusive estaduais e municipais, e traz um tributo seletivo para desestimular o consumo de bebidas e cigarros —popularmente chamado de "imposto do pecado".

Além disso, o texto acaba com as isenções para produtos da cesta básica e propõe, como compensação, um programa que devolve dinheiro diretamente às famílias de baixa renda.

A reforma tributária sobre o consumo tem o objetivo de simplificar impostos e contribuições cobradas ao longo da cadeia produtiva e que são repassados, direta ou indiretamente, para o preço final cobrado no produto ou no serviço. É diferente da reforma do Imposto de Renda, que está em tramitação no Senado.

A apresentação do relatório ocorreu no final do dia e, por isso, o mercado pode responder à proposta nesta quarta (6).

2) Comércio no Brasil - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publica nesta quarta-feira (6) as vendas do comércio no país durante o mês de agosto.

O dado mostra o aquecimento do setor, que é um dos que mais emprega no país, e pode movimentar as ações das companhias desse segmento.

3) Empregos no Brasil - A FGV divulga nesta quarta-feira (6) o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), que leva em consideração outras pesquisas feitas pela instituição, e cria perspectivas para o mercado de trabalho brasileiro.

Como o emprego está ligado diretamente ao consumo e ao aquecimento da economia, o dado pode movimentar a Bolsa hoje.

4) Empregos nos EUA - O instituto ADP publica o relatório mensal de variação de empregos no setor privado dos EUA no mês de setembro.

Os dados se tornam ainda mais importantes nesta semana em que os investidores aguardam o relatório de empregos nos EUA, um dos indicadores mais importantes do mercado financeiro mundial.

Os dados ajudam os investidores a entender o nível de atividade econômica do país e ainda sinalizam a capacidade de renda da população.

Fique de Olho

O analista Bruno Lima, do BTG Pactual Digital, traz para o Fique de Olho de hoje a companhia de energias renováveis Raízen (RAIZ4).

Segundo o analista, o preço das ações da empresa atualmente não está considerando as perspectivas de crescimento da empresa.

Além disso, Bruno destaca que a oferta e a demanda de açúcar seguem apertadas, o que favorece o aumento do preço tanto do açúcar como do etanol e pode beneficiar o faturamento da companhia.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira da página de Investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.