PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Reforma tributária e outros 3 temas que podem influenciar a Bolsa

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/10/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL, quatro assuntos que podem movimentar a Bolsa nesta quarta-feira (6), e uma ação para ficar de olho.

1) Reforma tributária - O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) apresentou na terça-feira (5) seu relatório sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma tributária.

O texto unifica impostos, inclusive estaduais e municipais, e traz um tributo seletivo para desestimular o consumo de bebidas e cigarros —popularmente chamado de "imposto do pecado".

Além disso, o texto acaba com as isenções para produtos da cesta básica e propõe, como compensação, um programa que devolve dinheiro diretamente às famílias de baixa renda.

A reforma tributária sobre o consumo tem o objetivo de simplificar impostos e contribuições cobradas ao longo da cadeia produtiva e que são repassados, direta ou indiretamente, para o preço final cobrado no produto ou no serviço. É diferente da reforma do Imposto de Renda, que está em tramitação no Senado.

A apresentação do relatório ocorreu no final do dia e, por isso, o mercado pode responder à proposta nesta quarta (6).

2) Comércio no Brasil - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publica nesta quarta-feira (6) as vendas do comércio no país durante o mês de agosto.

O dado mostra o aquecimento do setor, que é um dos que mais emprega no país, e pode movimentar as ações das companhias desse segmento.

3) Empregos no Brasil - A FGV divulga nesta quarta-feira (6) o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), que leva em consideração outras pesquisas feitas pela instituição, e cria perspectivas para o mercado de trabalho brasileiro.

Como o emprego está ligado diretamente ao consumo e ao aquecimento da economia, o dado pode movimentar a Bolsa hoje.

4) Empregos nos EUA - O instituto ADP publica o relatório mensal de variação de empregos no setor privado dos EUA no mês de setembro.

Os dados se tornam ainda mais importantes nesta semana em que os investidores aguardam o relatório de empregos nos EUA, um dos indicadores mais importantes do mercado financeiro mundial.

Os dados ajudam os investidores a entender o nível de atividade econômica do país e ainda sinalizam a capacidade de renda da população.

Fique de Olho

O analista Bruno Lima, do BTG Pactual Digital, traz para o Fique de Olho de hoje a companhia de energias renováveis Raízen (RAIZ4).

Segundo o analista, o preço das ações da empresa atualmente não está considerando as perspectivas de crescimento da empresa.

Além disso, Bruno destaca que a oferta e a demanda de açúcar seguem apertadas, o que favorece o aumento do preço tanto do açúcar como do etanol e pode beneficiar o faturamento da companhia.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira da página de Investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE