IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação e outros 3 temas que podem mexer com a Bolsa hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/10/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL, quatro notícias que podem afetar o mercado nesta sexta-feira (8).

1) Inflação - Nesta sexta-feira (8), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA, a inflação oficial do país, referente ao mês de setembro.

O dado afeta a decisão sobre a taxa básica de juros, o que pode fazer com que os investidores repensem suas decisões de investimentos.

Além disso, a inflação afeta o poder de compra da população e é um termômetro sobre o agravamento da crise econômica.

A evolução da inflação tem sido uma das maiores preocupações do mercado global. O mercado financeiro deve reagir à divulgação nesta sexta (8).

2) Emprego nos EUA - Nos EUA, será divulgado um dos indicadores mais importantes para o mercado financeiro: o relatório de emprego, com dados de setembro.

O indicador ajuda a entender a evolução da criação de vagas de trabalho no país e, consequentemente, o aquecimento da economia norte-americana.

3) Teto da dívida nos EUA - Na quinta-feira (7), senadores democratas e republicanos chegaram a um acordo para elevar o teto do endividamento do governo dos EUA e evitar que o país suspenda pagamentos da dívida a partir do dia 18 de outubro.

O acordo permitirá elevar o limite da dívida para US$ 480 bilhões. O valor é suficiente para que o Tesouro pague as contas até o dia 3 de dezembro e evitar o temido calote, o que poderia desencadear o caos nos mercados financeiros e afetar a nota de bom pagador que o país tem junto às agências de risco.

4) Indústria - Aqui no Brasil, o IBGE divulga os dados da produção da indústria no país. O indicador ajuda os investidores a entender como está o setor e a criar projeções para a economia nos próximos meses.

Os dados podem movimentar a Bolsa nesta sexta-feira (8), em especial as companhias ligadas à indústria.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira da página de Investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.