PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Qual é a melhor e mais rentável aplicação financeira do Brasil?

Conteúdo exclusivo para assinantes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/12/2021 04h00

Será que dá para cravar que existe um melhor investimento no mercado financeiro de todo o país? E o mais rentável? No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, o economista César Esperandio discute essa questão.

Leia a explicação dele e assista abaixo ao trecho do programa. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido toda quinzenalmente, às quintas-feiras, das 15h às 16h.

Esperandio afirma que não existe "a" melhor aplicação, mas sim a melhor estratégia de investimentos aliada a seus objetivos.

"Não existe 'o' melhor investimento, mas é possível, sim, ver qual é o mais rentável no momento", afirmou.

Títulos atrelados à inflação e prefixados

No programa, Esperandio disse que é possível encontrar título atrelado à inflação que paga o IPCA mais um bônus de 6,95% ao ano. "É uma rentabilidade excelente: 6,95% acima da inflação, seja ela qual for. É uma rentabilidade para ninguém botar defeito", disse ele, que também é do canal Econoweek.

A inflação no país chega a 10,74% no acumulado dos últimos 12 meses.

Entre títulos prefixados, o investidor encontra CDB pagando 14,5% ao ano. Todos os CDBs são protegidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Maior rentabilidade, mas sem proteção do FGC

Na plataforma App Renda Fixa, há outros títulos da renda fixa que pagam bem mais que isso (cerca de 20% ao ano), mas não têm a proteção do FGC.

"Não acho que seja recomendado para um investidor iniciante justamente porque não contam com essa proteção. Esse é um investimento para quem está acostumado até com renda variável e já diversifica bastante", afirmou.

Sem prever a rentabilidade futura

Na renda variável, segundo ele, não é possível cravar qual o investimento mais rentável, devido à oscilação do preço das ações e à imprevisibilidade da distribuição de proventos.

"Você até consegue olhar para trás e ver qual o que mais rendeu, mas não há qualquer garantia de que essa rentabilidade de repita no futuro, principalmente na renda variável. Até os títulos pós-fixados da renda fixa não te dão essa garantia, porque a gente não tem certeza de quanto vai ser a Selic, o CDI, e assim por diante", explicou.

Vale ressaltar que as condições de investimentos citadas aqui são referentes ao dia 9 de dezembro. As taxas podem variar de um dia para o outro.

Papo com Especialista é quinzenal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, quinzenalmente, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE