IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Corretora indica ações para se proteger da alta da inflação e do dólar

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Lílian Cunha

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/05/2022 12h32

Ações que escapam da inflação — que, como divulgado nesta quarta-feira (11), fechou abril em 1,06%, a maior alta do mês desde 1996 — ou que se beneficiam de juros altos são as apostas da Rico Investimentos, marca que pertence à XP Investimentos.

A corretora montou para maio uma seleção de ações que incluem empresas de produtos básicos (commodities), como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), pois acredita que elas terão uma valorização ainda maior com os efeitos da guerra na Ucrânia. Também entram para o conjunto papéis de instituições financeiras, como BB Seguridade (BBSE3), que costumam se valorizar com a disparada da taxa de juros (Selic, que está em 12,75%).

Veja abaixo mais detalhes das ações que compõem a carteira recomendada da Rico para maio.

No conjunto de ações que são mais descoladas da inflação, a Rico escolheu o atacarejo Assaí (ASAI3). Isso porque a rede de compras se beneficia da busca do consumidor por preços mais baixos nas gôndolas.

Também optou por Grupo Soma (SOMA3), dono das marcas de vestuário Farm, Animale e Hering entre outras. A justificativa é o foco da empresa no mercado de alta renda, menos sensível ao aumento de preços. "Além disso, com a recente integração da Hering, enxergamos um alto potencial de melhora nos números da empresa nos próximos dois ou três anos", declarou a Rico em documento para investidores.

Para defender os investidores da alta do dólar — que disparou 12% em um mês —, a empresa recorreu a duas ações estrangeiras por meio de recibos de ações — os chamados BDRs (Brazilian Depositary Receipt), negociados pela Bolsa de Valores brasileira (B3). O BDR da Alphabet (GOGL34), dona do Google e Android, e da Taiwan Semiconductor (TSMC34) foram as selecionadas.

Para a Rico, a receita do YouTube, marca do grupo Alphabet, deve continuar impulsionando os resultados.

Já a Taiwan Semiconductor é uma fabricante do componente essencial para a produção de eletrônicos como celulares, computadores e carros. A companhia tem a maior capacidade de produção de semicondutores do planeta e é dona de 50% do mercado global. Para a Rico, com o avanço dos carros movidos à energia elétrica no mundo, a empresa deve crescer ainda mais.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.