Corretora indica ações para se proteger da alta da inflação e do dólar

Ações que escapam da inflação — que, como divulgado nesta quarta-feira (11), fechou abril em 1,06%, a maior alta do mês desde 1996 — ou que se beneficiam de juros altos são as apostas da Rico Investimentos, marca que pertence à XP Investimentos.
A corretora montou para maio uma seleção de ações que incluem empresas de produtos básicos (commodities), como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), pois acredita que elas terão uma valorização ainda maior com os efeitos da guerra na Ucrânia. Também entram para o conjunto papéis de instituições financeiras, como BB Seguridade (BBSE3), que costumam se valorizar com a disparada da taxa de juros (Selic, que está em 12,75%).
Veja abaixo mais detalhes das ações que compõem a carteira recomendada da Rico para maio.
No conjunto de ações que são mais descoladas da inflação, a Rico escolheu o atacarejo Assaí (ASAI3). Isso porque a rede de compras se beneficia da busca do consumidor por preços mais baixos nas gôndolas.
Também optou por Grupo Soma (SOMA3), dono das marcas de vestuário Farm, Animale e Hering entre outras. A justificativa é o foco da empresa no mercado de alta renda, menos sensível ao aumento de preços. "Além disso, com a recente integração da Hering, enxergamos um alto potencial de melhora nos números da empresa nos próximos dois ou três anos", declarou a Rico em documento para investidores.
Para defender os investidores da alta do dólar — que disparou 12% em um mês —, a empresa recorreu a duas ações estrangeiras por meio de recibos de ações — os chamados BDRs (Brazilian Depositary Receipt), negociados pela Bolsa de Valores brasileira (B3). O BDR da Alphabet (GOGL34), dona do Google e Android, e da Taiwan Semiconductor (TSMC34) foram as selecionadas.
Para a Rico, a receita do YouTube, marca do grupo Alphabet, deve continuar impulsionando os resultados.
Já a Taiwan Semiconductor é uma fabricante do componente essencial para a produção de eletrônicos como celulares, computadores e carros. A companhia tem a maior capacidade de produção de semicondutores do planeta e é dona de 50% do mercado global. Para a Rico, com o avanço dos carros movidos à energia elétrica no mundo, a empresa deve crescer ainda mais.
Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso