IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANÁLISE

Xô, poupança? Veja investimentos para parar de perder dinheiro agora

Cansou de perder dinheiro na poupança? Veja outras opções com rentabilidade melhor - Getty Images/iStockphoto
Cansou de perder dinheiro na poupança? Veja outras opções com rentabilidade melhor Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/08/2022 04h00

Tem dinheiro na poupança, mas acha (ou tem certeza) que está perdendo dinheiro por conta da rentabilidade baixa? No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, a planejadora financeira Vivian Rodrigues mostra opções de investimento para você ter rendimentos melhores do que os da caderneta e diz ainda por que a poupança não deve ser ser vista com olhos muito negativos.

Leia abaixo a análise da planejadora financeira e assista ao programa completo do dia 28 de julho, que é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e transmitido semanalmente, às quintas-feiras, das 16h às 17h.

Quando vale investir na poupança? Vivian diz que a poupança é, em geral, o primeiro contato da maioria das pessoas com investimentos. "Ela é uma porta de entrada no mundo dos investimentos. Em geral, as pessoas se sentem seguras com a poupança, entendem como ela funciona, conseguem aplicar e sacar de forma mais simplificada. E isso tem o seu valor", declara.

Para ela, a poupança tem o seu valor, principalmente se você encarar a poupança como o primeiro passo para "perder o medo, ganhar um pouco de segurança e, principalmente, criar o hábito de fazer investimentos".

Criar esse hábito ainda é a maior dificuldade dos brasileiros. Escolher o investimento em si é um segundo momento, diz ela. Vivian diz, no entanto, que há outras opções de investimentos com características muito parecidas com a poupança e rentabilidades melhores.

Quais são as opções na renda fixa, mas com rentabilidade melhor? A planejadora financeira diz que existem hoje várias opções de aplicações acessíveis (que exigem valores pequenos) nas corretoras de valores e também nos bancos.

Segundo ela, antes, os investimentos oferecidos pelos bancos eram muito focados em grandes fortunas, ou seja, direcionadas para pessoas que tinham muito dinheiro para investir.

Mas, com a popularização dos investimentos, esse movimento chegou aos grandes bancos. Então, hoje você já consegue acessar, via aplicativos dos bancos, outros investimentos tão simples quanto a poupança, afirma.

Confira duas opções:

  • CDBs com liquidez diária
  • Tesouro Selic

"São duas opções que podem substituir a poupança. Elas podem ser acessadas via aplicativos dos bancos e das corretoras", declara Vivian. Há opções de CDBs a partir de R$ 1, e o Tesouro Selic, a partir de R$ 30.

E quanto vou ganhar com esses investimentos? Segundo ela, a rentabilidade desses títulos é combinada no ato da compra. "Se você coloca seu dinheiro em um CDB com rendimento de 100% do CDI, isso quer dizer que você vai receber a cada mês o valor do CDI daquele mês. Essa taxa varia, mas ela não é negativa", diz.

A rentabilidade de poupança, por sua vez, tem a rentabilidade a cada 30 dias, e não diária como é a rentabilidade do Tesouro Selic e do CDB com liquidez diária.

"Na poupança, se você tirar o dinheiro antes de completar 30 dias, você não terá nenhuma rentabilidade. No Tesouro Selic e no CDB com liquidez diária, a rentabilidade é diária, mas se você tirar antes de 30 dias, tem o IOF, que zera após os 30 dias. Mas mesmo assim essa taxa do IOF só é descontada em cima da rentabilidade", diz.

Vale sair da poupança e investir na renda variável? Vivian diz que a renda fixa e a renda variável têm riscos e características diferentes. "Para quem está saindo da poupança e fazendo seu primeiro investimento em algum outro ativo, é importante que isso aconteça aliado a estudo, para entender um pouco mais do que se trata e como funciona", diz.

Outro cuidado é sair de uma modalidade conservadora (renda fixa) para outra mais arrojada (renda variável), que tem volatilidade mais alta. "Nos investimentos em renda fixa, esse movimento de volatilidade não acontece da mesma forma que na renda variável", afirma.

Para quem está dando os primeiros passos fora da poupança, Vivian diz que é recomendável aplicar o dinheiro em produtos da renda fixa com características similares.

"Em hipótese nenhuma, coloque o seu dinheiro em algo que você não entende. Antes, procure ler sobre o produto, entender mais. No início, coloque um valor pequeno para você ver na prática como funciona e depois vá aumentando conforme a sua carteira e sua estratégia de investimentos", declara.

Papo com Especialista é semanal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, semanalmente, das 16h às 17h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo email uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Rafael Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.