IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Marcas do varejo de luxo lucram e populares ficam no prejuízo; e as ações?

Lílian Cunha

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/08/2022 13h16

O show de prejuízos que as empresas de varejo deram no segundo trimestre de 2022 só não foi pior porque as redes voltadas para o consumidor de maior poder de compra ficaram no azul. Magalu, Americanas, Natura ficaram no negativo. Via, dona das Casas Bahia, teve um lucro quase inexpressivo.

Mas a cadeia de joalherias Vivara, e a dona das marcas Hering e Farm tiveram um ótimo desempenho, assim como a marca esportiva Track & Field. Algumas ações dessas marcas têm potencial de dobrar de valor até o fim do ano. Confira como foi o segundo trimestre para cada uma e o que fazer com as ações:

Magazine Luiza (MGLU3) - Compra

O prejuízo de R$ 135 milhões no segundo trimestre do ano veio para mostrar como as coisas mudaram para o Magazine Luiza. Um ano antes, a empresa teve líquido de R$ 95,5 milhões.

Para o Goldman Sachs, a ação é uma boa compra porque acreditam que, com a inflação mais amena, as vendas no segundo semestre podem melhorar. O potencial de valorização em 12 meses é de 34%, segundo banco, para ações que hoje custam R$ 3,04.

Americanas (AMER3) - Neutro

A Americanas (AMER3) ficou com prejuízo líquido de R$ 98 milhões no segundo trimestre de 2022. É 15,6% mais que o prejuízo de R$ 85 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

Itaú BBA não recomenda compra, nem venda, assim como o Goldman Sachs. A geração de caixa, que permaneceu no vermelho no trimestre (R$ 1,6 bilhão negativo contra R$ 1,3 bilhão queimado no mesmo trimestre do ano passado) é o pior ponto para a recuperação da empresa.

Petz (PETZ3) - Compra

A rede de produtos para animais e jardinagem Petz (PETZ3) teve lucro de R$ 32,7 milhões no segundo trimestre, 35,7% mais em relação ao mesmo período de 2021.

Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, diz que o aumento da oferta de marcas próprias e a inauguração recente de um centro de distribuição devem se refletir positivamente nos resultados futuros da empresa. O Itaú BBA aposta que a ação passe dos atuais R$ 10,50 para R$ 23 até o fim do ano, uma valorização de 103%.

Via (VIIA3) - Venda

A dona das Casas Bahia, a Via (VIIA3), quase ficou no prejuízo também. Saiu de um lucro de R$ 132 milhões, entre abril e junho 2021, para R$ 6 milhões no mesmo período de 2022. A queda é de 95,45% na base anual. É um lucro tão baixo que nem se compara, por exemplo, com os R$ 336 milhões do quarto trimestre de 2020, no primeiro ano de pandemia.

O Bank of America Merrill Lynch, Morgan Stanley e Goldman Sachs acham que as coisas vão piorar para empresa e por isso recomendam que o investidor se desfaça do papel.

Natura (NTCO3) - Neutro

A Natura (NTCO3) saiu do lucro de R$ 234,8 milhões entre abril, maio e junho de 2021 e foi para um prejuízo líquido de R$ 766,7 milhões no segundo trimestre deste ano.

O posicionamento da marca e o poder de aumentar preços não vão dar conta dos "ventos contrários da economia", segundo o Goldman Sachs, que recomenda não comprar, nem vender. Para o banco americano, ainda vai levar mais de um semestre para que a empresa se recupere.

Vivara (VIVA3) - Compra

Focada em um público com maior poder de compra, a rede de joalherias Vivara (VIVA3) aumentou o lucro em 10% em relação ao ano passado e chegou a R$ 89,8 milhões no segundo trimestre de 2022. Isso porque a receita líquida (faturamento de vendas) teve alta mais expressiva, de 29,7%, para R$ 469,39 milhões. Houve ainda recorde de venda diária de R$ 30,7 milhões na véspera do Dia das Mães, 7% maior que o último recorde registrado.

A Eleven aposta numa valorização de 28,52% até o final de 2023. Hoje a ação custa R$ 24,93.

Arezzo (ARZZ3) - Compra

A cadeia de lojas de bolsas e calcados Arezzo (ARZZ3) lucrou R$ 123,36 milhões no segundo trimestre de 2022, um crescimento de 160,4% que o total de um ano antes. Na comparação com o segundo trimestre de 2019, o lucro ajustado da varejista de moda mais que triplicou, avançando 246,9%.

A Eleven calcula uma valorização de 17,9% para o papel, que hoje custa R$ 88, até o fim de 2023.

Grupo Soma (SOMA3) - Compra

A dona das marcas Animale, Hering e Farm, teve lucro de R$ 118 milhões no segundo trimestre, alta 60,7% em relação ao mesmo trimestre de 2021. Excluindo a Hering, a marca mais barata do grupo, a receita totalizou R$ 725,8 milhões, 43% mais que em relação ao segundo trimestre de 2021.

O Itaú BBA aposta numa valorização do papel, que hoje custa R$ 11,82, de 66% até o final deste ano.

Track & Field (TFCO4) - Compra

A grife de moda esportiva foi bem no trimestre: A Track & Field (TFCO4) lucrou R$ 18,26 milhões, alta de 31,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. A receita líquida da companhia avançou 39,2%, para R$ 131,4 milhões.

O BTG aposta em valorização de 54% em 12 meses. Hoje a ação custa R$ 10,99.

Marisa (AMAR3) - Neutro

Focada num público mais modesto, a rede de moda Lojas Marisa (AMAR3) teve prejuízo de R$ 27,8 milhões no segundo trimestre de 2022, número 53,3% menor que o registrado entre abril e junho de 2022, quando a varejista acumulou prejuízo de R$ 59,5 milhões.

O BTG acha que não vale a pena comprar. Mas quem tem, é melhor não vender agora.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.