IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Invisto o dinheiro ou compro um imóvel para valorizar? Como ganho mais?

Época de inflação alta: é melhor comprar um imóvel que vai valorizar ao longo dos anos ou investir para proteger seu dinheiro? - Getty Images/iStockphoto/ADragan
Época de inflação alta: é melhor comprar um imóvel que vai valorizar ao longo dos anos ou investir para proteger seu dinheiro? Imagem: Getty Images/iStockphoto/ADragan

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/08/2022 04h00

O que é melhor: investir neste cenário de inflação tão alta ou comprar um imóvel que vai se valorizar ao longo do tempo? No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, a planejadora financeira Vivian Rodrigues diz que comprar imóveis é uma forma de investimento, mas é preciso analisar alguns parâmetros para decidir o que fazer com o seu dinheiro.

"Quando a gente fala em investimentos, não são apenas os do mercado financeiro. Há outras formas também", declara.

Assista abaixo ao trecho do programa do dia 21/7. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido semanalmente, às quintas-feiras, das 16h às 17h. Para também ter sua dúvida respondida no programa, envie sua questão para o Papo pelo email uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Imóvel vai sempre se valorizar? Pesquise bem

Vivian diz que alguns parâmetros precisam ser analisados e comparados entre os tipos de investimento. É preciso saber em quanto tempo o dinheiro aplicado pode estar disponível, por exemplo. Em alguns investimentos, esse saque é imediato ou cai no dia seguinte. Em outros investimentos, o dinheiro fica bloqueado por meses ou anos. Já na compra de um imóvel, o dinheiro só volta a estar disponível com a venda do bem.

Também é preciso comparar o rendimento de um investimento ou fundo com a inflação. "Você pode ter uma percepção de ganho, mas no fundo esse rendimento pode nem ter pago a inflação", afirma.

Segundo ela, antes de comprar imóvel, vale olhar os dados do setor imobiliário dos últimos anos e das regiões e dos tipos de imóveis diferentes.

"Você vai perceber realidades muito diferentes. Algumas regiões têm imóveis que tiveram rentabilidade acima da inflação, com uma valorização muito boa, ainda que você desconte todos os custos envolvidos. Já em outras regiões, o ganho foi muito pequeno ou até com prejuízo", afirma. Para ela, vale analisar caso a caso.

Imóvel: colocar no papel todos os gastos

Se você optar por comprar imóvel, é recomendável, diz Vivian, colocar no papel todos os gastos que existem desde o momento da compra, como impostos, taxas de cartório e outras. "Use de olhar muito mais de empreendedor e especialista para tomar essa decisão", declara.

Para a planejadora financeira, é preciso tomar cuidado com propostas de investimento em imóvel que prometem garantias de que o seu dinheiro está rendendo acima da inflação.

Vale a pena investir mesmo com inflação alta?

Vivian afirma que os objetivos dos investimentos devem ser proteger seu dinheiro da inflação, garantindo que o seu poder de compra será mantido, e garantir uma rentabilidade real (acima da inflação).

"Portanto, se você não investir, terá um problema ainda maior", declara. Segundo ela, o grande ponto é escolher investimentos que têm potencial de entregar uma rentabilidade acima da inflação.

Papo com Especialista é semanal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, semanalmente, das 16h às 17h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo email uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Rafael Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Quer estar sempre bem informado sobre investimentos? Clique aqui e receba notícias e dicas para investir diretamente no seu WhatsApp.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.