IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Corte na produção de petróleo, inflação e 2º turno: mercados hoje

Nelson Almeida e Evaristo Sá/AFP
Imagem: Nelson Almeida e Evaristo Sá/AFP

Marcio Loréga

Gerente de Research e Economia do PagBank PagSeguro

06/10/2022 10h16Atualizada em 06/10/2022 10h16

Bolsas no mundo têm mais um dia de grande volatilidade nesta quinta-feira (6), véspera da divulgação de um importante relatório de empregos nos Estados Unidos, chamado de payroll. Os investidores continuam receosos com o desempenho da economia global, com o risco de recessão e a continuidade da inflação.

Veja os fatores que podem impactar seus investimentos hoje:

Petróleo em alta: O corte na produção de petróleo pela Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) em 2 milhões de barris por dia eleva as preocupações do mercado quanto à continuidade da escalada nos preços, que, somadas às restrições impostas pela Rússia sobre as importações de gás para a Europa, aumentam a pressão de alta na commodity.

Hoje, os investidores ainda deverão acompanhar as falas de dirigentes do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA) e os números do auxílio-desemprego. Na zona do euro, a ata do BCE (Banco Central Europeu) deverá reiterar um discurso mais duro.

Inflação: No Brasil, os investidores vão repercutir mais um índice de inflação, o IGP-DI de setembro, que caiu 1,22%. O resultado ficou acima da da expectativa, que era de queda de 0,85%.

Segundo turno: A agenda eleitoral continua no radar, com os investidores tentando entender eventuais definições sobre as propostas econômicas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). A grande preocupação do mercado se volta às discussões sobre a fixação de "bandas" para a meta de resultado fiscal.

Na parte corporativa, as atenções se voltam para o o bloqueio de R$ 2,4 bilhões em recursos do Ministério da Educação.

Atenção especial também para a Petrobras, principalmente após a escalada no preço do barril do petróleo. As preocupações vêm à tona porque a companhia utiliza em sua metodologia de preços a paridade internacional.

**********
NA NEWSLETTER UOL INVESTIMENTOS

A newsletter UOL Investimentos mostra se é possível investir em Tesouro, ações e fundos imobiliários com apenas R$ 300 por mês. Veja quais são as opções conforme seus objetivos. Para se cadastrar e receber a newsletter semanal, clique aqui.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.