Achados da Bolsa: veja as ações escolhidas para investir nesta semana
Ações de empresas com faturamento garantido e que se beneficiam dos juros altos estão entre as apostas de bancos e corretoras para esta semana. O Ibovespa caiu 3,09% na semana passada, e todas as carteiras analisadas também tiveram prejuízo no período.
Empresas de energia elétrica, a PetroRio (PRIO3) e BB Seguridade (BBSE3) estão entre as ações escolhidas.
As companhias de energia elétrica sofrem muito menos ou quase nada com os juros altos. Já outras empresas têm dificuldade para controlar suas dívidas e financiar seu crescimento. Os juros altos também afastam consumidores das compras, o que prejudica empresas de comércio e consumo.
O setor de energia tem todo mês um faturamento garantido - já que, se não pagar a conta de luz, o consumidor fica sem energia. A única coisa que pode afetar seu faturamento, a falta de chuvas, não vem acontecendo.
Com BB Seguridade, os juros altos correm a favor da empresa. As seguradoras trabalham com um nível alto de reservas para fazer frente ao pagamento de sinistros. A maior parte desse dinheiro fica em aplicações que rendem juros, o que pode trazer lucro para essas empresas.
O braço de seguros e previdência do Banco do Brasil (BBAS3) teve lucro líquido de R$ 1,8 bilhão no quarto trimestre de 2022 - 47% mais que nos mesmos meses de 2021.
Outra aposta é a PetroRio, que acompanha o preço do petróleo, sem interferências do governo. O preço do petróleo tipo Brent está em alta no ano, com aumento de 0,44%, com o barril prestes a bater US$ 80.
Então, confira a seguir a lista de ações recomendadas para esta semana:
Terra
Quem aplicou na carteira da Terra teve perdas de 2,69% na semana de 17 a 24 de fevereiro, quando o Ibovespa ficou em baixa de 3,09%. A carteira semanal deste novo período não teve alterações:
- Totvs (TOTS3)
- Marfrig (MRFG3)
- Itaú (ITUB4)
- Vibra (VBBR3)
- Usiminas (USIM5)
PagBank
Com baixa de 3,22% na semana, a carteira do Pagbank vem com quatro alterações na composição: saem Itaú Unibanco (ITUB4), Kepler Weber (KEPL3), Lojas Renner (LREN3) e Multiplan (MULT3). Entram Cyrela (CYRE3), Engie Brasil (EGIE3), Eletromidia (ELMD3) e Wells Fargo (WFCO34). A lista fica assim:
- Cyrela (CYRE3)
- Engie Brasil (EGIE3)
- Eletromidia (ELMD3)
- Wells Fargo (WFCO34)
- WEG (WEGE3)
MyCap
Na última semana, a carteira desvalorizou 2,44%. Sai Bradesco (BBDC4), e entra Minerva (BEEF3) da seleção. A lista ficou assim:
- Minerva (BEEF3)
- Petrobras (PETR4)
- Weg (WEGE3)
- Randon (RAPT4)
- Movida (MOVI3)
Mirae Asset
A carteira da Mirae perdeu 2,75% entre 17 e 24 de fevereiro. Para a nova semana, foi feita uma alteração: saiu Cury (CURY3) para entrar Banco do Brasil (BBAS3). Confira:
- Sabesp (SBSP3)
- Assaí (ASAI3)
- BB Seguridade (BBSE3)
- Banco do Brasil (BBAS3)
- Gerdau (GGBR4)
- JHSF (JHSF3)
- Iochpe Maxion (MYPK3)
- PetroRio (PRIO3)
- Vale (VALE3)
- Sinqia (SQIA3)
Ativa Investimentos
Na semana anterior, a carteira da Ativa perdeu 4,28%. Saíram da cesta duas ações: Telefonica Brasil (VIVT3) e Gerdau (GGBR4). Entraram no lugar Ultrapar (UGPA3)
e CPFL Energia (CPFE3). A lista ficou assim:
- Banco do Brasil (BBAS3)
- Sabesp (SBSP3)
- Carrefou (CRFB3)
- Ultrapar (UGPA3)
- CPFL Energia (CPFE3)
Warren
A Warren não divulgou a rentabilidade da semana passada e não fez alterações na carteira. A lista ficou assim:
- Itaú (ITUB4)
- PetroRio (PRIO3)
- CPFL Energia (CPLE6)
- JBS (JBSS3)
- Ambipar Participações (AMBP3)
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.