Ações metálicas estão entre os achados da Bolsa para a semana
A aposta para investir nesta semana são empresas ligadas ao comércio de ferro e aço. A expectativa é que as exportadoras que vendem para a China continuem se valorizando.
A Vale (VALE3) é recomendada pela MyCap e Mirae. A MyCap também coloca fichas em Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3) e na Gerdau (GGBR4).
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) é a jogada da EQI Research.
Usiminas está na lista de empresas para investir na semana do PagBank e da Terra.
Como fica a Bolsa
Com a alta de empresas do setor de minério de ferro e aço, o Ibovespa registrou o quarto ganho semanal seguido na semana passada.
O Ibovespa encerrou a semana passada com alta de 2,10% - puxado principalmente pela alta de ações que o mercado classifica como "commodities metálicas".
No mês de maio, o principal índice da bolsa brasileira acumula alta de 6,10% até a sexta-feira (19), depois de uma expansão de 2,5% em abril. Já no ano, o ganho é de 0,92%.
O que está acontecendo
Houve uma grande aposta nessas empresas no final do ano passado, com o encerramento da política de covid-zero na China. A expectativa era de que o país oriental voltasse a investir - o que de fato não ocorreu e essas ações caíram bastante de preço. "A recuperação chinesa aconteceu mais no setor de consumo", explica Paulo Luives especialista da Valor Investimentos.
Mas o governo chinês fixou uma meta de crescimento para seu Produto Interno Bruto (PIB) anual de 5% no fim de março. E dados recentes mostram que a inflação chinesa está subindo menos que o esperado.
Com isso, os investidores calculam que a China deve voltar a investir em infraestrutura e por isso apostam em Vale, Usiminas, CSN e CBA.
Veja quais são as escolhas para investir nesta semana de bancos e corretoras.
PagBank
A carteira do PagBank ficou no positivo com alta de 1,41%, enquanto o Ibovespa subiu 2,10% na semana passada. Desta vez, foram feitas duas alterações: saem Aliansce Soane (ALSO3) e Petrobras (PETR4) para dar lugar a Ecorodovias (ECOR3) e Usiminas (USIM5). A lista ficou assim:
- Banco do Brasil (BBAS3)
- Ecorodovias (ECOR3)
- Usiminas (USIM5)
- Equatorial (EQTL3)
- Telefonica (VIVT3)
EQI Research
A carteira recomendada da EQI Research teve alta de 2,30% na semana passada. Para esta nova etapa, todas as ações foram trocadas: saíram Aliansce Sonae (ALSO3), Banco do Brasil (BBAS3), Weg (WEGE3), Vale (VALE3) e Rumo (RAIL3). A nova composição tem agora:
- Arezzo (ARZZ3)
- Bradesco (BBDC4)
- Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3)
- Eletrobras (ELET6)
- TIM (TIMS3)
MyCap
Os investidores que compraram as ações recomendadas na semana passada pela MyCap tiveram rentabilidade de 2,44% contra 2,1% do Ibovespa. Para essa nova semana, saem da composição Gerdau (GGBR4) e Suzano (SUZB3) para dar lugar a Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3) e Banco do Brasil (BBAS3). A carteira ficou assim:
- Assaí (ASAI3)
- Banco do Brasil (BBAS3)
- Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3)
- JBS (JBSS3)
- Vale (Vale3)
Terra
Os investidores que apostaram nas ações recomendadas na semana passada pela Terra ficaram no positivo com alta de 4,23%. Para este novo período, a carteira teve uma alteração: saiu Vibra (VBBR3) e entrou Telefonica (VIVT3). A lista ficou assim:
- 3R Petroleum (RRRP3)
- Marfrig (MRFG3)
- Itaú (ITUB4)
- Telefonica (VIVT3).
- Usiminas (USIM5)
Warren
A Warren não divulgou a rentabilidade da semana passada. Para esta semana, sai JBS (JBSS3) e entra Copel (CPLE6). A lista ficou assim:
- PetroReconcavo (RECV3)
- Itaú (ITUB4)
- São Martinho (SMTO3)
- Arezzo (ARZZ3)
- Copel (CPLE6)
Mirae Asset
A carteira da Mirae teve alta de 1,87% na semana passada. A composição teve uma alteração, saindo JHSF Participações (JHSF3) para dar lugar a Multiplan (MULT3). A lista ficou assim:
- Assaí (ASAI3)
- BB Seguridade (BBSE3)
- Engie Brasil Energia (EGIE3)
- CSU Digital
- Gerdau (GGBR4)
- Itaú (ITUB4)
- Multiplan (MULT3)
- Petrobras (PETR4)
- Sinqia (SQIA3)
- Vale (VALE3)
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.