Só para assinantesAssine UOL

Existe o investimento ideal para se aposentar?

Quem vai fazer um plano para se aposentar geralmente quer saber: onde investir o dinheiro? Qual a melhor aplicação para a aposentadoria?

Saiba qual deve ser a sua meta ao montar uma carteira para o longo prazo. "Entenda as diferenças entre os produtos, porque, alinhado ao seu perfil de investidor, você conseguirá escolher quais produtos quer ter na sua carteira de investimentos", diz a planejadora financeira Lueny Santos, no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL.

Essa matéria faz parte do terceiro aulão da série "Como se aposentar sem depender do INSS". Veja a live completa aqui. São três lives ao vivo, e assinantes podem rever as aulas quantas vezes quiserem.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!

A última série do Papo com Especialista foi sobre como chegar a R$ 1 milhão - ou qualquer outro valor - e investir seu dinheiro de acordo com seu perfil, sonho e prazo. Para saber mais, acesse "Quer ser milionário? Veja como investir e o que não te contam".

Longo prazo: meta é manter poder de compra

Não existe o melhor investimento no mercado financeiro. "O que existe no mercado são produtos que têm características diferentes, tempo de resgate diferente, riscos diferentes e, consequentemente, rentabilidades diferentes", declara Lueny.

Entenda como os investimentos funcionam. "Vale entender as diferenças entre eles, porque, alinhado ao seu perfil de investidor, você escolhe quais produtos quer ter na sua carteira de investimentos", diz.

Continua após a publicidade

Tenha clareza em qual é o seu objetivo de rentabilidade. "Nas simulações de quanto você precisa guardar por mês para alcançar um renda passiva de x ou para você acumular um patrimônio y, eu sempre considero para os cálculos uma referência de rentabilidade de 4% de taxa real, ou seja, de rentabilidade acima da inflação", diz.

Busque rendimento acima da inflação. A média da inflação dos últimos 20 anos é de 6,59% ao ano. Se a média é de 6,59%, e você quer ganhar 4% acima da inflação, deve buscar um produto com uma rentabilidade média de 10% ao ano.

"Há momentos do mercado que vai ser mais fácil conseguir encontrar produtos com essa rentabilidade, como o momento em que estamos vivendo agora. Mas existem outros momentos em que ter uma carteira bem diversificada é o que vai possibilitar bater essa meta de rentabilidade", declara.

O movimento do mercado de altos e baixos sempre vai existir. Ou seja, não é para investir de acordo com o momento "E você precisa entender como isso interfere nos seus investimentos e como você pode aproveitar as oportunidades do mercado para estruturar a sua carteira", afirma.

O nosso objetivo é ter uma carteira de longo prazo que vá render 4% acima da inflação [índice do IPCA]. Portanto, se você está acumulando um patrimônio para usar daqui um tempo, é preciso que ele acompanhe essa inflação, se não você vai perder poder de compra.
Lueny Santos

Aulão: Como se aposentar sem depender do INSS

Quer se aposentar cedo, viver de renda e ter uma vida tranquila? Investir pensando na aposentadoria é um sonho comum. Mas o que muitos não sabem é que planos de previdência não são os únicos produtos que podem ajudar com esse objetivo. O UOL tem um Aulão, com três lives, sobre o tema "Como se aposentar sem depender do INSS". Assinantes podem rever as aulas quantas vezes quiserem e têm acesso aos três textos na íntegra.

Continua após a publicidade

O primeiro aulão foi sobre como se planejar para a aposentadoria. O segundo, sobre como escolher o melhor fundo de previdência. Já o terceiro aulão ampliou os horizontes e indicou que outros investimentos podem ser usados para guardar dinheiro para o futuro, muito além da previdência.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!

A última série do Papo com Especialista foi sobre como chegar a R$ 1 milhão - ou qualquer outro valor - e investir seu dinheiro de acordo com seu perfil, sonho e prazo. Para saber mais, acesse "Quer ser milionário? Veja como investir e o que não te contam".

Quer investir melhor? Receba dicas no seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.

Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.

Continua após a publicidade

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

Deixe seu comentário

Só para assinantes