Para se aproximar ainda mais das pessoas - e, consequentemente, vender mais - os departamentos de marketing das empresas precisarão reforçar suas parcerias com outras áreas de negócios das companhias, principalmente para acompanhar as jornadas de consumo cada vez mais híbridas. Tal aproximação a áreas como tecnologia, suprimento e recursos humanos, por exemplo, não é novidade - mas foi acelerado nos últimos 3 anos, em função, principalmente, da pandemia e do peso dos canais digitais para o relacionamento com os clientes. O crescimento de áreas como inteligência de dados, conteúdo e ESG são os temas que constarão nos planos de marketing do ano que vem - e que deverão receber mais atenção e, consequentemente, maior investimento. Este é um dos principais achados apontados pelo relatório Marketing Insights 2022, produzido pela GoAd Media, que conta com patrocínio do UOL e apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). O documento analisa movimentos e tendências que deverão moldar a agenda do marketing e de seus profissionais ao longo do próximo ano. "Definitivamente, as pessoas não acordam pensando em publicidade. Mas, ao longo de suas jornadas e rotinas diárias, são impactadas, centenas de vezes, por mensagens e abordagens das empresas. É uma responsabilidade que recai não apenas na performance dos negócios, mas também na construção de um futuro possível e sustentável", afirma José Saad Neto, head de insights da GoAd. Segundo Saad, fatores externos às áreas de marketing - de natureza social, econômica, política e tecnológica - trarão cautela em alguns campos e promessas de inovação em outros. Aliados a esses fatores externos, surgem as mudanças que o relatório define como "movimentos sistêmicos", alterações internas das empresas que influenciam os planos para 2023: a integração entre marketing e tecnologia, a consolidação da transformação digital vivida nos últimos anos e a obrigatoriedade de uma maior agilidade para lidar com cenários incertos. No relatório, tais temas estão divididos em quatro áreas estratégicas, sinalizando importantes pontos de atenção (e ação) para o marketing no próximo ano. Confira: - Inteligência de dados e tecnologias emergentes: a corrida pelos dados primários dos consumidores, aqueles captados pela própria empresa por meio de seus canais de contato com os clientes; a automação do marketing e experiências imersivas com realidade aumentada;
- Mídia & Storytelling: segundo o relatório, os consumidores terão cada vez mais pontos de contato com a marca, em diferentes contextos - seja ele em TVs conectadas, em mídia exterior conectada ao mundo digital, game, criadores de conteúdo e até mesmo dentro das plataformas de e-commerce;
- Humanismo Corporativo: além de consumidor estar realmente no centro dos negócios das empresas, o relatório aponta que a capacitação das equipes, principalmente em habilidades em análise de dados e em tecnologia de marketing, será ponto chave para o marketing no ano que vem;
- Consolidação do ESG: O propósito fará, enfim, parte da estratégia fundamental de negócio das empresas, principalmente m relação a responsabilidade ambiental, diversidade e inclusão.
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