Segundo o relatório State of Marketing, produzido pela empresa norte-americana Salesforce, as prioridades dos investimentos em marketing em 2022 foram as lives e conteúdos interativos. O report aponta que as ferramentas de comunicação mais utilizadas pelas empresas neste ano foram: - lives, para 89% dos respondentes (21% a mais do que ano passado);
- vídeos pré-produzidos, para 89% (alta de 10% se comparado a 2021), e
- conteúdo interativo, para 83% (alta de 37% em relação ao período anterior).
Prioridades para 2023 Para as companhias b2c (business to consumer, aquelas que vendem seus produtos ou serviços para o consumidor final), as prioridades dos investimentos para 2023 estarão divididas assim: - 18% em publicidade
- 17% em conteúdo
- 16% em tecnologia
- 16% em eventos e patrocínios
- 15% em agências parceiras
- 15% no departamento de pessoas
- 3% em outras áreas
O report, divulgado em meados em dezembro e que chega à sua 8ª edição, ouviu mais de 6 mil líderes (gerentes de marketing, diretores e vice-presidentes) de marketing de 35 países entre junho e agosto do ano passado - sendo 250 deles no Brasil. Profissionais de marketing se sentem mais valorizados Ainda segundo o estudo, 81% dos profissionais brasileiros afirmam que "seu trabalho tem sido mais valorizado" se comparado ao ano passado. Apesar disso, eles dizem que sentem dificuldade em relação à instabilidade econômica do país: 27% dos entrevistados citaram restrições orçamentárias e 73% concordaram que as expectativas dos clientes são mais difíceis de atender em relação ao que era esperado em 2021. Relatório indica novas habilidades O State of Marketing também aponta as habilidades mais importantes que os profissionais de marketing precisarão aprimorar nos próximos 2 anos. São elas: - marketing de conteúdo
- estratégias de campanha
- criatividade
- análise de dados
- comunicação
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