Sexta-feira, 06/12/2024 | | | |
| Luiz Lara, presidente do Cenp - Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário | Máquina da Foto/Divulgação |
| Cenp lança 'pacto' de boas práticas por 'relações mais sustentáveis' | | | Renato Pezzotti |
| O Cenp, fórum de autorregulamentação do mercado publicitário, lançou esta semana um 'pacto' por melhores práticas e relações mais sustentáveis no ecossistema de propaganda nacional. O documento levou 18 meses para ser pronto e foi elaborado a partir de debates de profissionais que atuam em agências, anunciantes, veículos de comunicação e plataformas digitais. Chamado de 'Pacto Cenp', o guia aborda os principais temas da atividade publicitária, como a dinâmica das concorrências, planos de incentivo, transparência nos processos e a sustentabilidade financeira entre os atores do mercado. O lançamento acontece na semana seguinte a uma discussão que envolveu vários players do mercado sobre uma concorrência onde mais de 20 agências foram convidadas a participar. Para a entidade, o guia deverá 'estimular uma reflexão' - a ideia não é impor regras, mas oferecer um ponto de partida para que a indústria evolua de forma sustentável e ética. O texto foi produzido a partir da criação de dois grupos de trabalho, com focos específicos, mas com pontos de convergência e intersecção. Na prática, o guia já traz mais de 40 recomendações ao mercado - destacamos, aqui, algumas delas: - as concorrências deverão ter prazos suficientes para as suas entregas e, de preferência, recomenda-se que não sejam realizadas nos meses próximos ao final de ano, especialmente em dezembro;
- os anunciantes deverão sinalizar o número de agências que estarão nas fases inicial e final das concorrências;
- as relações contratuais precisam ter clareza entre as partes quanto aos processos, custos de operação e fontes de receita;
- os prazos de pagamento devem ser revistos: recomenda-se que tais desembolsos de fornecedores e parceiros sejam realizados logo após o término do serviço prestado, e
- agências e anunciantes deverão ampliar as conversas sobre participações nos planos de incentivo existentes e que os planos de mídia sejam feitos à luz dos mais rigorosos critérios técnicos e pertinência às estratégias de marketing dos anunciantes, com transparência e atenção à eficiência econômica e equilíbrio contratual.
Haverá uma campanha de publicidade para divulgar o pacto, criada pela agência AlmapBBDO. A ideia é ampliar o conhecimento das pessoas sobre as propostas, além de explicar o que é o Cenp para jovens que estão ingressando no mercado. |
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| Nosso impacto na sociedade e na economia, influenciando consumo, hábitos e comportamentos, é proporcionalmente maior quanto mais sustentáveis forem nossas práticas comerciais. | | Luiz Lara, presidente do Cenp |
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Viu essas? | | | Marcelo Chello | Demissão | Dois assuntos dominaram as conversas da semana. O primeiro foi a demissão de Eduardo Tracanella, responsável pelo marketing do Itaú, onde atuou por 27 anos. Segundo o banco, a demissão foi causada por 'gastos excessivos' no cartão de crédito corporativo. Juliana Cury, que estava no Santander, assume a vaga. A colunista Josette Goulart falou sobre o tema: | | |
| | Divulgação | Vencedores | O outro: os vencedores do Caboré 2024. Os destaques foram os prêmios para AlmapBBDO, que levou o troféu como Agência; Coca-Cola, escolhida como Anunciante do Ano, e Renata Gomide, de O Boticário, levou como Profissional de Marketing. Bebeto Pirró, diretor de publicidade do UOL, foi um dos indicados como Profissional de Veículo. Confira os vencedores:
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Campanha da semana | | | A campanha de Natal da Bauducco mostra um menino que oferece fatias de panetone a pessoas que ficaram presas em um aeroporto - justo no dia 24 de dezembro. Criação da Galeria, com produção da O2 Filmes. Clique na imagem e veja o comercial. | Reprodução | |
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