IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Chimpanzés' investem melhor do que os homens na Bolsa, diz estudo

Martyn Colbeck/ Disney/Efe
Imagem: Martyn Colbeck/ Disney/Efe

15/04/2013 11h40

Os índices financeiros constituídos aleatoriamente apresentam melhor desempenho do que os índices ponderados por capitalização de mercado, o que significa que um chimpanzé investiria de forma mais eficiente do que um homem, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira (15) pela Cass Business School de Londres.

"Nós criamos uma simulação informática para seleção e ponderação de maneira aleatória de uma amostra de 1.000 ações, o que equivale a avaliar a capacidade de um chimpanzé de investir no mercado", explicou o professor Andrew Clare, co-autor do estudo, em um comunicado.

O estudo, baseado em dados coletados mensalmente nos Estados Unidos entre 1968-2011, repetiu este procedimento aleatório 10 milhões de vezes por cada um dos 43 anos estudados, indicou o pesquisador.

Em conclusão, "quase todos os 10 milhões de chimpanzés-administradores de fundos tiveram desempenho melhor do os que índices ponderados por capitalização", afirma o comunicado, citando Clare.

O estudo, publicado em dois artigos pela empresa de Consultoria Cass Cass Business School, que faz parte da City University de Londres, focou em métodos alternativos de construção de índices financeiros, segundo o comunicado.